Pandemia de COVID-19: países são pressionados a tomar ações mais firmes para impedir a disseminação de informações prejudiciais

A Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a ONU, agências especializadas e parceiros, encorajaram os países a desenvolver e implementar planos de ação para promover a disseminação oportuna de informações com base em evidências e prevenir a disseminação de informações falsas respeitando a liberdade de expressão.

OMS, ONU, UNICEF, UNAIDS, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), UNESCO, União Internacional de Telecomunicações (UIT), Iniciativa Global Pulse da ONU e Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), juntamente com os governos da Indonésia, Tailândia e Uruguai realizaram um webinar à margem da 75ª Assembleia Geral da ONU para chamar a atenção para o dano causado pela falta de informação e disseminação de desinformação, sendo esta última desinformação deliberada para avançar uma agenda.

“Assim que o vírus se espalhou pelo planeta, mensagens imprecisas e até perigosas se proliferaram descontroladamente nas redes sociais, deixando as pessoas confusas, enganadas e mal aconselhadas”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres. “Nossa iniciativa, chamada de “Verificado”, está lutando contra a desinformação apoiando-se na verdade. Trabalhamos com parceiros de mídia, indivíduos, influenciadores e plataformas de mídia social para divulgar conteúdo que promova a ciência, ofereça soluções e inspire solidariedade. Isso será especialmente crítico à medida que trabalhamos para construir a confiança do público na segurança e eficácia em relação às futuras vacinas de COVID-19. Precisamos de uma ‘vacina popular’ que seja acessível e disponível para todas as pessoas.”

“A falta de informação e a desinformação colocam a saúde e as vidas em risco e enfraquecem a confiança na ciência, nas instituições e nos sistemas de saúde”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Para combater a pandemia, precisamos de confiança e solidariedade. Quando há desconfiança, há muito menos solidariedade. Informações falsas estão impedindo a resposta à pandemia, portanto, devemos unir forças para combatê-la e promover informações de saúde pública com base científica. Os mesmos princípios que se aplicam à resposta à COVID-19, se aplicam ao controle da infodemia. Precisamos prevenir, detectar e responder a isso, juntos e em solidariedade.”

“Além do impacto imediato nas respostas à pandemia, a desinformação está enfraquecendo a confiança do público nos processos e instituições democráticas e exacerbando as divisões sociais”, disse Achim Steiner, administrador do PNUD. “É um dos desafios de governança mais preocupantes de nosso tempo. O PNUD está colaborando ativamente com os Estados Membros, outras agências da ONU e outros parceiros para encontrar respostas holísticas que respeitem os direitos humanos.”

“A falta de informação é um dos desafios de crescimento mais rápido que as crianças enfrentam hoje”, disse Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF. “Essa situação aproveita e aprofunda ainda mais as brechas de confiança nas sociedades e instituições, enfraquece a confiança na ciência e na medicina e divide as comunidades. Em suas formas mais prejudiciais, como quando convence os pais a não vacinarem os filhos, pode até ser fatal. Como a desinformação representa mais um sintoma que uma doença, combatê-la exige mais do que apenas fornecer a verdade. Também requer confiança entre líderes, comunidades e pessoas.”

“Podemos vencer a COVID-19 apenas com fatos, ciência e solidariedade comunitária”, disse diretora executiva, Winnie Byanyima. “A desinformação perpetua o estigma e a discriminação. Ela não deve impedir que os direitos humanos sejam protegidos e que as pessoas em risco e mais vulneráveis tenham acesso aos serviços de saúde e proteção social.”

“Desde o início da pandemia, a UNESCO mobilizou suas redes internacionais de parceiros da mídia, jornalistas, verificadores de fatos, rádios comunitárias e especialistas, para dar à população os meios de lutar contra informações falsas e rumores—fenômenos que foram exacerbados por a pandemia”, disse Audrey Azoulay, diretora geral da UNESCO. “A mobilização coletiva para promover informação de qualidade e confiável, garantindo estritamente o respeito à liberdade de expressão, é essencial. Uma imprensa livre, independente e pluralista é mais necessária do que nunca.”

“A confiança é a base de nosso mundo digital”, disse Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações. “Com base na iniciativa de longa data da WHO-ITU BeHe @ lthy BeMobile, a UIT tem trabalhado com ministérios nacionais de telecomunicações e saúde e operadoras de rede móvel desde o início desta crise para enviar mensagens de texto às pessoas que podem não ter acesso à internet, fornecendo informações de saúde relacionadas à COVID-19 baseadas em evidências científicas diretamente em seus telefones celulares. ”

A OMS e seus parceiros encorajam os países a se envolverem e ouvirem suas comunidades enquanto desenvolvem seus planos de ação nacionais e a capacitar as comunidades para criar confiança e resiliência contra informações falsas.

“Envolver as comunidades sobre como elas percebem a doença e a resposta é fundamental para construir confiança e acabar com os surtos”, disse Jagan Chapagain, Secretário Geral da FICV. “Se nossa resposta não refletir as preocupações e percepções das comunidades, não seremos vistos como relevantes ou confiáveis pelas populações afetadas, e a resposta à epidemia corre o risco de falhar. Mais do que nunca, respondentes locais estão na vanguarda desta crise. Precisamos reconhecer o papel incrível que essas pessoas desempenham na compreensão e atuação no conhecimento local e feedback da comunidade. ”

Os co-anfitriões também apelaram à mídia, plataformas de mídia social, líderes da sociedade civil e influenciadores para fortalecer suas ações para disseminar informações precisas e prevenir a falta de informação e disseminação de desinformação. O acesso a informações precisas e a livre troca de ideias online e offline são fundamentais para permitir respostas de saúde pública eficazes e confiáveis.

“O UN Global Pulse foi criado há uma década dentro do Sistema das Nações Unidas para ser pioneiro no uso de percepções em tempo real e previsíveis para proteger comunidades vulneráveis em tempos de crise”, disse Robert Kirkpatrick, diretor do UN Global Pulse, iniciativa da Secretaria Geral das Nações Unidas sobre big data e inteligência artificial (IA). “Durante esta pandemia, vimos um tremendo aumento nas solicitações de análises avançadas do Sistema das Nações Unidas e dos Estados-Membros. Continuaremos a trabalhar com a OMS e outros parceiros para ajudar a identificar e combater a desinformação.”

Nota aos Editores

A OMS define uma infodemia como uma superabundância de informações, tanto online quanto offline. Inclui informações precisas, bem como falta de informação e desinformação.

Em maio de 2020, os Estados Membros da OMS aprovaram a Resolução WHA73.1 sobre a resposta à COVID-19 na Assembleia Mundial da Saúde. A Resolução reconhece que a gestão da infodemia é uma parte crítica do controle da pandemia de COVID-19: ela encoraja os Estados-Membros a fornecer conteúdo sobre a COVID-19 confiável, tomar medidas para combater a desinformação e a falta de informação e alavancar as tecnologias digitais em toda a resposta. A resolução também apelou às organizações internacionais para abordar a desinformação e a desinformação na esfera digital, trabalhar para prevenir atividades cibernéticas prejudiciais que afetam a resposta da saúde e apoiar o fornecimento de dados científicos ao público.

Verified by MonsterInsights