PEPFAR: os primeiros 15 anos

Anunciado pela primeira vez durante o Discurso sobre o Estado da União de 2003, pelo então Presidente George W. Bush, o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR) celebra o seu 15º aniversário em 2018. Nos últimos 15 anos, o PEPFAR mudou drasticamente o panorama da resposta global ao HIV e o apoio bipartidário em sucessivas administrações desde o seu lançamento, assegurando que a expansão de seu trabalho rumo ao controle da epidemia de AIDS.

Lançado com um orçamento inicial de US$ 15 bilhões nos primeiros cinco anos, o PEPFAR investiu US$ 70 bilhões para a resposta à AIDS. O financiamento tem resultados notáveis: em 2017, o PEPFAR estava apoiando 13,3 milhões das 21,7 milhões de pessoas vivendo com HIV em tratamento, incluindo 1 milhão de crianças, e, em maio de 2018, anunciou que mais de 14 milhões de pessoas estavam em tratamento.

O PEPFAR já financiou grandes programas de prevenção do HIV. O efeito preventivo da circuncisão masculina cirúrgica na transmissão do HIV foi potencializado com o financiamento de mais de 15,2 milhões de circuncisões desde 2003. A prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho) nos serviços de HIV já assegurou o nascimento de  2,2 milhões de bebês livres de HIV. 85,5 milhões de pessoas tiveram acesso aos serviços de testagem de HIV, permitindo que as pessoas iniciem o tratamento ou tenham acesso aos serviços de prevenção do HIV para permanecerem livres do vírus.

O trabalho do PEPFAR com crianças órfãs ou vulnerabilizadas pelo HIV resultou em mais de 6,4 milhões de crianças apoiadas pelo PEPFAR em 2017, enquanto o programa PEPFAR SONHOS (PEPFAR DEAMS) viu o número de novas infecções por HIV entre meninas adolescentes e mulheres jovens cair entre 25 e 40% nas localidades em que o programa foi implementado.

No dia 27 de setembro, o PEPFAR publicou o seu Relatório de Progresso de 2018 (disponível em inglês aqui), mostrando os progressos feitos um ano após o início de sua Estratégia 2017-2020. O PEPFAR apoia a resposta à AIDS em 53 países—destes, 13 já estão no caminho certo para controlar suas epidemias de HIV até 2020, enquanto muitos outros ainda podem alcançar este progresso por meio da ampliação de recursos e políticas para garantir o acesso aos serviços de prevenção e tratamento do HIV.

“As contribuições do PEPFAR transformaram as vidas das pessoas vivendo com HIV ou afetadas pelo vírus,” disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. “Estamos muito orgulhosos de nossa parceria de longa data e esperamos continuar trabalhando em conjunto para oferecer resultados para homens, mulheres e crianças, particularmente aqueles mais marginalizados.”

Verified by MonsterInsights