UNAIDS lança Plano de Ação sobre Gênero 2018-2023

O UNAIDS lançou o novo Plano de Ação sobre Gênero 2018-2023. O plano baseia-se no progresso alcançado no Plano 2013-2018, que forneceu uma estrutura para promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres em todo o Secretariado do UNAIDS.

Cerca de 54% dos funcionários do UNAIDS são mulheres e o Secretariado do UNAIDS alcançou a paridade de gênero entre os funcionários no nível P4 (gerência intermediária) e acima. O aumento de mulheres em cargos de liderança tem acontecido entre os Diretores de países: as mulheres representam hoje 48% dos Diretores de países do UNAIDS; em 2013, elas eram 23% nestes cargos. O UNAIDS também desenvolveu o Programa de Mentoria para Mulheres e o Programa de Liderança para Mulheres do UNAIDS.

“O Plano de Ação sobre Gênero vai além da paridade. É sobre empoderamento e direitos”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. “A equipe é o principal recurso das Nações Unidas e eu me comprometo a garantir recursos, programas e apoio para empoderar todos os funcionários do UNAIDS para melhorar a vida das pessoas vivendo com HIV e afetadas pelo vírus.”

De forma consistente, o UNAIDS tem se desempenhado bem dentro do Plano de Ação para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas. O UNAIDS é reconhecido como a única entidade das Nações Unidas em total cumprimento com todos os 15 indicadores de desempenho.

O novo plano procura basear-se nesse progresso, ao mesmo tempo em que estabelece metas novas e mais ambiciosas. “O Plano de Ação sobre Gênero do UNAIDS é uma ferramenta para a mudança”, disse Gunilla Carlsson, Diretora Executiva Adjunta do UNAIDS. “Uma ferramenta para ajudar a criar um local de trabalho que maximize o poder positivo da igualdade e da diversidade, onde mulheres e homens possam seguir uma carreira gratificante, livre de discriminação e assédio de qualquer tipo. Tenho orgulho de lançá-lo como parte do plano de cinco pontos para prevenir e enfrentar o assédio no UNAIDS”.

(Para acompanhar em português, lembre-se de ativar as legendas em Português no YouTube)

O Plano de Ação sobre Gênero do UNAIDS estabelece quatro metas:

  • Meta 1: paridade de gênero de 50:50 em todos os níveis e categorias de funcionários.
  • Meta 2: 100% dos funcionários, em todos os níveis, devem definir um objetivo de trabalho e aprendizado sobre gênero.
  • Meta 3: 100% das funcionárias mulheres elegíveis devem participar do Programa de Liderança para Mulheres e 100% dos funcionários elegíveis do UNAIDS devem participar do Programa de Mentoria para Mulheres.
  • Meta 4: 100% de cumprimento do Plano de Ação para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas 2.0.

Para alcançar essas metas e garantir uma cultura organizacional que defenda plenamente a igualdade e a diversidade de gênero, o Secretariado do UNAIDS fará relatórios regulares e transparentes para todos os funcionários sobre progressos e desafios, além de reportar à Junta de Coordenação do Programa.

Será criado um Grupo de Desafios, composto por funcionários de toda a organização, que serão encarregados de impulsionar o progresso e responsabilizar a liderança do UNAIDS pela implementação bem-sucedida do plano.

Através da implementação do Plano de Ação sobre Gênero 2018–2023, o UNAIDS continuará liderando o caminho rumo à aceleração da igualdade de gênero e capacitando cada membro da equipe para alcançar todo o seu potencial.

Verified by MonsterInsights