Junta de Coordenação do UNAIDS dá início à 42ª reunião em Genebra

A 42ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), acontece em Genebra, na Suíça, de 26 a 28 de junho.

Na abertura, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, deu informações atualizadas sobre o progresso alcançado até agora na resposta à AIDS e delineou os desafios e oportunidades que estão pela frente. Ele ressaltou que o progresso é assimétrico e frágil e exigiu enfoque renovado e compromisso compartilhado para acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

Sidibé também enfatizou a necessidade de uma abordagem transformadora para a epidemia de AIDS que incluirá a reforma de leis e políticas para acabar com a discriminação, expansão de abordagens centradas na comunidade, prestação de serviços de cuidado relacionados ao HIV, uso adequado de dados de localização e população para informar os processos de tomada de decisão, fechar a lacuna de financiamento para alcançar as metas de aceleração da resposta e reforçar as ligações entre acabar com a AIDS e alcançar a cobertura universal de saúde.

Os membros do PCB também foram informados sobre as ações proativas tomadas para eliminar o assédio sexual, o comportamento antiético no ambiente de trabalho e todas as formas de abuso dentro do UNAIDS. Essas ações incluem o estabelecimento de um planejamento de cinco pontos para garantir que as ações sejam tomadas rapidamente e efetivamente contra o comportamento inadequado e o abuso de autoridade, como também com o envolvimento de partes interessadas externas, inclusive da sociedade civil, para coletar dados valiosos sobre como fortalecer o trabalho do UNAIDS nessa área.

No final do dia, o PCB recebeu uma atualização sobre o processo de estabelecimento do Painel Independente de Especialistas sobre prevenção e resposta ao assédio—incluindo assédio sexual, intimidação e abuso de poder—no Secretariado do UNAIDS.

O segmento temático do encontro acontecerá no último dia e focará na resposta para o fim da tuberculose (TB) e da AIDS. Os participantes considerarão os desafios para abordar a TB, a TB associada ao HIV e a TB resistente a medicamentos no contexto da cobertura universal de saúde e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os participantes também discutirão exemplos de boas práticas que demonstrem uma colaboração eficaz dentro dos programas nacionais de TB e HIV e com comunidades para alcançar cuidados integrados de TB/HIV e fortalecer os sistemas de saúde.

A 42ª reunião do PCB está sendo presidida pelo Reino Unido, com a China como Vice-Presidente da Mesa e a Argélia como Relatora.

Verified by MonsterInsights