6ª Conferência de AIDS da Europa Oriental e Ásia Central começa em Moscou

Um recorde de 3.000 delegados de mais de 60 países, incluindo representantes da sociedade civil, instituições científicas, setor privado e governos, reuniram-se em Moscou de 18 a 20 de abril de 2018 para participar da 6ª Conferência de AIDS da Europa Oriental e Ásia Central. A conferência concentrou-se em quatro grandes áreas: prevenção, ciência e tratamento, sociedade civil e cooperação internacional.

A Europa Oriental e a Ásia Central são a única região em que o número de novas infecções por HIV e mortes relacionadas à AIDS ainda está aumentando. A conferência oferece uma oportunidade única para fazer um balanço do progresso e discutir os desafios e a transformação necessários para que a região da Europa Oriental e da Ásia Central esteja no caminho certo para acabar com a AIDS.

Os principais palestrantes da cerimônia de abertura foram Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS; Olga Golodets, Vice-Primeira-Ministra da Federação Russa; Anna Popova, Chefe do Serviço Federal Russo de Supervisão da Proteção dos Direitos do Consumidor e do Bem-Estar Humano; Alexsey Tsoy, Vice-Ministro da Saúde do Cazaquistão; Alexander Pankin, Vice-Ministro das Relações Exteriores da Rússia; Lyudmila Rastokina, representante da União de Pessoas vivendo com o HIV do Cazaquistão, representantes do setor privado e outros.

Apesar do aumento geral nas mortes e infecções relacionadas ao HIV, nos últimos dois anos a região da Europa Oriental e Ásia Central progrediu em algumas áreas. Por exemplo, a Armênia e a Bielorrússia foram validadas pela OMS como tendo eliminado a transmissão do HIV de mãe para filho. A maioria dos países da região adotou a abordagem de teste e tratamento e o custo médio do tratamento antirretroviral de primeira linha caiu de quase 2.000 dólares por pessoa por ano, para menos de 200 dólares por pessoa por ano.

Vários desafios-chave foram destacados na conferência, incluindo o fato de que apenas 3% do total de gastos com HIV na região destinam-se a programas focados em populações-chave, incluindo pessoas que usam drogas injetáveis, migrantes, profissionais do sexo, transexuais, prisioneiros e homens que fazem sexo com homens. A região também enfrenta a tripla epidemia de HIV, Tuberculose e Hepatite C, que exige uma abordagem integrada para a prevenção, diagnóstico e tratamento.

A conferência foi organizada pelo Serviço Federal Russo de Supervisão da Proteção dos Direitos do Consumidor e do Bem-Estar Humano e UNAIDS.

 

CITAÇÕES

“Graças aos esforços dos cientistas, o trabalho incansável de médicos e iniciativas civis, há esperança de que possamos derrotar esta doença. A Rússia aborda com consistência esse problema e trabalha ativamente para combater o HIV. O financiamento de programas especializados cresce a cada ano e uma assistência significativa é fornecida aos estados da Europa Oriental e da Ásia Central para combater essa doença. ”

DMITRY MEDVEDEV PRIMEIRO MINISTRO DA FEDERAÇÃO RUSSA

“A Rússia tem tudo o que precisa para acabar com a AIDS e ajudar outros países na região da Europa Oriental e Ásia Central. O UNAIDS está pronto para trabalhar com a liderança russa para desenvolver e lançar o plano de aceleração da resposta considerado uma prioridade urgente para a Federação Russa. Espero que, quando nos reunirmos novamente para a Conferência de AIDS da Europa Oriental e Ásia Central em 2020, a Rússia tenha atingido 90-90-90 ”.

MICHEL SIDIBÉ UNAIDS DIRETOR EXECUTIVO

“Estamos constantemente monitorando o desenvolvimento do novo tratamento, porque é importante não apenas comprar remédios – falamos muito sobre a redução de seu custo, a disponibilidade deste medicamento em nosso país e no exterior – mas é muito importante formar uma cultura de adesão à terapia antirretroviral, que não é tão simples ”.

OLGA GOLODETS VICE- PRIMEIRA-MINISTRA DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA

“Vamos sonhar com o futuro próximo, onde em todos os países desta região as pessoas que usam drogas tenham acesso a programas de redução de danos, incluindo terapia de substituição e metadona. Onde todos os países na região estejam usando a experiência internacional baseada em evidências, e que façam todo o possível para a reabilitação de usuários de drogas ”.

ELENA ROSTOKINA REPRESENTANTE DA UNIÃO DE PESSOAS VIVENDO COM HIV, CAZAQUISTÃO

Verified by MonsterInsights