Paris acelerando os esforços para o Fim da AIDS

O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, enfatizou a importância das cidades para o fim da epidemia da AIDS até 2030, durante um discurso ao Conselho de Paris, em 4 de julho – destacando que as cidades podem usar suas respostas ao HIV como uma força transformadora para a sociedade.

Em seu discurso, o Sidibé também falou sobre os desafios enfrentados na África Ocidental e Central, onde três em cada quatro pessoas vivendo com HIV não têm acesso ao tratamento do HIV. A União Africana aprovou um plano de recuperação de emergência para a África Ocidental e Central que estabelece a meta de mais 1,2 milhão de pessoas em tratamento nos próximos 18 meses. O plano de emergência foca nas cidades e desafia os prefeitos a assumirem papéis de liderança. Sidibé também observou que o apoio de Paris pode ajudar os países da África Ocidental e Central a superarem lacunas e atingirem seus objetivos.

Sidibé terminou seu discurso com um apelo por união além das fronteiras de cidades e países. “Vamos enfrentar as desigualdades juntos. Não devemos perder o foco. Em vez disso, vamos continuar a financiar totalmente a resposta em Paris, mas vamos também apoiar parceiros na África para que enfrentem desigualdades e fragilidades.”

Seguindo seu discurso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, convidou Sidibé para se juntar à campanha Vamos Fazer de Paris a Cidade do Amor sem AIDS! (#FaisonslAmour). A campanha canaliza o espírito de Paris, unindo os parisienses em torno do objetivo de alcançar o fim da AIDS, enquanto conscientiza sobre as opções disponíveis de tratamento e prevenção do HIV. #FaisonslAmour visa aumentar a conscientização sobre a disponibilidade da profilaxia pré-exposição e informar as pessoas sobre a necessidade de conhecerem seu estado sorológico para o HIV e procurarem tratamento desde cedo.

Os perfis de seis parisienses são apresentados na campanha, refletindo a realidade da epidemia dentro de uma cidade inclusiva e orgulhosa de sua diversidade. Um dos perfis destaca a eficácia do tratamento como prevenção. A campanha é a primeira na França a afirmar que uma pessoa vivendo com HIV que segue o tratamento de forma adequada não transmitirá o vírus. Falando sobre a campanha radical, a Sra. Hidalgo disse: “Juntos, devemos nos mobilizar e ser vigilantes, mas, acima de tudo, devemos agir para prevenir novas infecções, apresentando mensagens justas e apropriadas.”

A campanha #FaisonslAmour é um passo significativo para o fim da AIDS em Paris e demonstra que a cidade está liderando a resposta ao HIV. A campanha é co-presidida pela Cidade de Paris e pela Associação Vers Paris sans SIDA, com o apoio do Fundo MAC AIDS e produzido pela Agence Australie. Os cartazes serão exibidos em Paris entre 28 de junho e 25 de julho.

Verified by MonsterInsights