Assembleia Geral adota Declaração Política sobre AIDS em Nova York

Uma nova Declaração Política progressista e factível sobre o fim da AIDS foi adotada hoje pelos Estados-membros na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Fim da  AIDS, em Nova York, Estados Unidos da América. A Declaração Política inclui um conjunto de metas específicas com prazos definidos que devem ser alcançadas até 2020 para acabar com a epidemia de AIDS até 2030 no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Chefes de Estado e de Governo, ministros, pessoas que vivem com HIV, representantes da sociedade civil, organizações internacionais, setor privado, cientistas e pesquisadores se reuniram na Reunião de Alto Nível sobre o Fim da AIDS para firmar compromissos assumidos na Declaração Política e colocar o mundo no caminho certo para o fim da epidemia da AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

“As decisões tomadas aqui, incluindo o compromisso de zero nova infecção por HIV, zero morte relacionada à AIDS e zero discriminação, irão proporcionar o ponto de partida para a implementação de uma agenda inovadora, baseada em evidências e socialmente justa que alcançará o fim da epidemia de AIDS até 2030.”

“A comunidade global está unida e determinada para alcançar o fim da epidemia de AIDS no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse o Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Mogens Lykketoft. “Esta reunião visa estabelecer as bases para um progresso futuro na criação de resultados mais saudáveis para todos afetados pelo HIV e na construção de sociedades mais fortes e preparadas para desafios futuros.”

_MG_0468

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, fala sobre a importância dos próximos 5 anos para o fim da epidemia. Foto: UNAIDS

“O mundo tem a oportunidade de acabar com uma epidemia que definiu a saúde pública de uma geração”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “As decisões tomadas aqui, incluindo o compromisso de zero nova infecção por HIV, zero morte relacionada à AIDS e zero discriminação, irão proporcionar o ponto de partida para a implementação de uma agenda inovadora, baseada em evidências e socialmente justa que alcançará o fim da epidemia de AIDS até 2030.”

Um progresso memorável foi alcançado na resposta ao HIV desde a última Reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre HIV e AIDS, em 2011. Em dezembro de 2015, 17 milhões de pessoas tinham acesso a medicamentos antirretrovirais. No mesmo ano, os números de novas infecções pelo HIV entre crianças e de mortes relacionadas à  AIDS foram significativamente reduzidos. Houve também progresso na redução de mortes por tuberculose entre pessoas vivendo com HIV.

No entanto, o número de novas infecções pelo HIV entre adultos permaneceu quase estável desde 2010 e muitas pessoas estão sendo deixadas para trás na resposta, incluindo mulheres jovens, meninas e grupos específicos de pessoas, como profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade, homens gays eoutros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e pessoas que usam drogas injetáveis.

A Reunião de Alto Nível sobre o Fim da  AIDS irá ressaltar a importância da abordagem de Aceleração da Resposta para o HIV durante os próximos cinco anos a fim de colocar o mundo no caminho certo para alcançar o fim da epidemia de AIDS. A abordagem de Aceleração da Resposta do UNAIDS para acabar com a epidemia de AIDS tem um conjunto de metas com prazos definidos, incluindo a redução do número de pessoas infectadas pelo HIV de 2,1 milhões [1,8 milhão – 2,4 milhões] em 2015 para menos de 500 000 em 2020, a redução de mortes relacionadas à AIDS de 1,1 milhão[940 000-1,3 milhão] em 2015 para menos de 500 000 em 2020 e a eliminação da discriminação relacionada ao HIV.

UN General Assembly Plenary: The roadmap to ending AIDS; held at UNHQ, New York, on June 8, 2016.

Ndaba Mandela, neto de Nelson Mandela, pede aos países que deem continuidade ao legado de seu avô. Foto: UNAIDS

Os participantes atenderão a uma série de debates e eventos ao longo da Reunião de Alto Nível sobre o Fim da AIDS para discutir como transformar a Declaração Política em ação coordenada através da inovação científica, sustentabilidade financeira, eliminação do estigma e da discriminação e criação de sociedades inclusivas, resilientes e socialmente justas, que não deixam ninguém trás.

Haverá uma série de painéis de discussão e eventos paralelos, incluindo um para aproveitar o fim da AIDS para a transformação social e desenvolvimento sustentável, financiando e sustentando o fim da AIDS e zerando novas infecções pelo HIV. UNAIDS irá lançar um relatório sobre o progresso memorável alcançado em impedir novas infecções pelo HIV entre crianças. UNAIDS também anunciou, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros, que mais três países – como a Tailândia, que no pico da epidemia teve mais de 3000 novas infecções entre crianças por ano – eliminaram novas infecções pelo HIV entre as crianças.

TadejZnidarcic_GeneralAssembly_06082016_03

Loyce Maturu, do Zimbábue, fala sobre viver com HIV, transmissão vertical, estigma e discriminação. Foto: UNAIDS

Outros eventos incluem uma reunião preparatória da juventude e um serviço interreligioso. A Reunião de Alto Nível sobre o Fim da  AIDS também incluirá um mercado de inovações que mostrará novas tecnologias e ferramentas na área de saúde e HIV. Na segunda-feira, 6 de junho, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, realizou um evento sobre Cidades comprometidas com a Aceleração da Resposta na Biblioteca Pública de Nova York, que destacou o papel fundamental que as cidades estão desempenhando na resposta à epidemia de AIDS.

A Reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Fim da  AIDS foi convocada pelo Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas e co-facilitada pela Suíça e Zâmbia.

 

 

Verified by MonsterInsights