PrEP é efetiva na prevenção ao HIV entre homens gays

UNAIDS recebe com entusiasmo a notícia de que dois dos ensaios clínicos em andamento apresentaram fortes indícios de efetividade da terapia antirretroviral na prevenção de novas infecçções pelo HIV entre homens que fazem sexo com homens (HSH).

O estudo IPERGAY, conduzido pela ANRS (Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre AIDS), recrutou 400 HSH na França para estabelecer a eficácia do uso combinado dos antirretrovirais tenofovir/emtricitabina como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) antes e depois das relações sexuais, em vez do uso diário. O Comitê para Monitoramento e Segurança dos Dados do ensaio clínico IPERGAY revisou as informações obtidas pelo estudo e encontrou uma redução “muito significativa” no risco de novas infecções pelo HIV no grupo de participantes usando tenofovir/emtricitabina como PrEP, quando comparado ao grupo-controle que usava um placebo da medicação. Em função disso, o Comitê de Monitoramento recomendou que houvesse a interrupção do grupo controle e que o tratamento de tenofovir/emtricitabina como PrEP passasse a ser oferecido a todos os participantes do estudo.

Este anúncio acontece após uma decisão recente de se alterar o estudo PROUD do Reino Unido. No estudo PROUD, os participantes foram inicialmente aleatorizados em dois grupos – um grupo usando PrEP desde o começo do estudo e outro que receberia a PrEP após 12 meses de seu início. No entanto, o Comitê Independente de Monitoramento dos Dados descobriu que a efetividade demonstrada pelo o estudo excedeu o limiar estabelecido para a sua continuidade e indicou que os pesquisadores passassem imediatamente a oferecer a PrEP diariamente a todos os participantes.

Nenhum dos dois estudos estão prontos para disponibilizar os dados finais para revisão pelos comitês de monitoramento. Entretanto, ambos os comitês concordaram que os resultados até o momento são tão convincentes que seria antiético permitir que os participantes do grupo-controle continuassem sem receber a PrEP. Os resultados finais dos estudos IPERGAY e PROUD são esperados para o início de 2015.

Uma vez confirmados os resultados, a terapia antirretroviral usada como PrEP antes e depois do sexo pode se tornar uma opção adicional à prevenção ao HIV para homens que fazem sexo com homens.

O UNAIDS ressalta que nenhuma ação isolada proteje completamente a transmissão do HIV e que esse é um dos motivos pelo qual o UNAIDS luta fortemente pela prevenção combinada. Isso inclui o uso correto e consistente do preservativo, o atraso no início da vida sexual, a redução do número de parceiros sexuais, a cincuncisão masculina, o acesso à terapia antirretroviral, a redução do estigma e discriminação e o fim das leis punitivas. 

Verified by MonsterInsights