Guarujá celebra o sucesso da Proteja o Gol

Da mesma maneira que sua vizinha Santos, Guarujá abraçou a campanha Proteja o Gol, mostrando que a Baixada Santista mobiliza-se frente à epidemia.

Com uma ação forte, integrada e interativa, a cidade tem desenvolvido ações diárias desde o início da Copa do Mundo com o intuito de implementar a campanha global do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e Ministério da Saúde junto aos cidadãos e turistas da cidade sub-sede que sediou a seleção de futebol da Bósnia.

As ações tem sido realizadas através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde através do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT) que atua nas áreas de HIV / Aids; Hepatites Virais; Sífilis e DSTs e da Secretaria de Esportes do Município, além do apoio primordial da população através de voluntários e ativistas que também se engajaram na campanha.

Além da distribuição de material educativo e camisinhas para os cidadãos e turistas, as atividades contam ainda com visitas diárias às diversas unidades da saúde do município, hotéis da rede Sofitel e outros locais onde acontecem “encontros” com os funcionários para transmitir informações sobre HIV/AIDS, Direitos Humanos, Violência Contra a Mulher entre outros temas correlatos. Também são propostos testes rápidos de HIV.

Além dessas ações a campanha Proteja o Gol do Guarujá também realizou uma grande ação na festa anual do motoclobe Piratas da Ilha, que reuniu centenas de pessoas.  Na ocasião além de testes de HIV foram disponibilizados também testes de hepatite C.

Para o Secretário Municipal de Esportes, Elson Maceió, a campanha usou de estratégias criativas para chamar a atenção da população para a prevenção à AIDS. “Algumas pessoas foram atraídas pelo visual da kombi personalizada para a campanha e acabavam querendo saber mais sobre a campanha, então recebiam material educativo, faziam o teste. Foi uma forma inteligente e alegre de usar o esporte para tratar com mais leveza de um tema usualmente dificil de se abordar. “

A Prefeita do Guarujá, Maria Antonieta faz coro com o secretário de esportes: “Está sendo uma grande oportunidade de trazer o engajamento das pessoas a temas tão sensíveis. Através do esporte estamos conseguindo a participação da população. Essa campanha nos ensinou como alcançá-los de maneira inteligente, interativa e lúdica” afirma.

Como a cidade não tem fan fests onde sejam transmitidos os jogos, os colaboradores do Proteja o Gol prepararam uma grande surpresa para o dia do aniversário da cidade, trinta de junho.

A iniciativa Proteja o Gol integra os esforços do UNAIDS rumo à sua grande meta: alcançar a visão de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS – e é fruto de sua parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador. A campanha também conta com o apoio da Embaixada da França; da Foundation for AIDS Research (amfAR); da Editora Abril; do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge); da Escola Paulista de Propaganda e Marketing (ESPM).

Verified by MonsterInsights