Em resposta a vários pedidos de informação da mídia e de organizações da sociedade civil, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil confirma que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante acesso universal e gratuito ininterrupto e serviços de saúde, incluindo diagnóstico, tratamento e prevenção do HIV a todas as pessoas que vivem no Brasil.
O Brasil é um líder internacional na resposta ao HIV. Foi o primeiro país a oferecer tratamento antirretroviral gratuito às pessoas que vivem com o HIV como um direito garantido pela Lei nº 9.313 de 1996.
Hoje, cerca de um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil – 96% delas conhecem seu status sorológico e 82% delas estão em tratamento antirretroviral.
Somente em 2024, o governo brasileiro distribuiu 311 milhões de preservativos, mais de 9 milhões de autotestes de HIV gratuitamente e 100 mil pessoas acessaram a PrEP, profilaxia pré-exposição, um medicamento que previne o HIV.
O UNAIDS Brasil trabalha com o governo brasileiro e fornece apoio ao governo e à sociedade civil para garantir a prestação efetiva de serviços de HIV às pessoas que mais precisam deles. O Governo do Brasil reconfirmou a continuidade dos programas de HIV para apoiar todas as pessoas vivendo com e afetadas pelo HIV no Brasil.
UNAIDS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS – lidera e inspira o mundo para alcançar sua visão compartilhada de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS. O UNAIDS une os esforços de 11 organizações da ONU—ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial—e trabalha em estreita colaboração com parceiros globais e nacionais para acabar com a epidemia de AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Leia também (em inglês): UNAIDS pede que todos os serviços essenciais de HIV continuem enquanto os EUA suspendem seu financiamento para ajuda externa