Líderes mundiais se unem em prol da vacina contra a COVID-19

Mais de 140 líderes e especialistas mundiais, incluindo o Presidente da África do Sul e Presidente da União Africana, Cyril Ramaphosa, o Primeiro Ministro do Paquistão, Imran Khan, o Presidente da República do Senegal, Macky Sall e o Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, assinaram uma carta aberta pedindo a todos os governos que se unam em prol de uma vacina popular contra a COVID-19. O pedido foi feito apenas alguns dias antes dos Ministros da Saúde se reunirem virtualmente para a Assembléia Mundial da Saúde, em 18 de maio.

A carta, que aponta a posição mais ambiciosa já estabelecida pelos líderes mundiais sobre a vacina contra a COVID-19, exige que todas as vacinas, tratamentos e testes sejam isentos de patentes, produzidos em massa, distribuídos de forma justa e disponibilizados para todas as pessoas, em todos os países, gratuitamente.

Outros signatários incluem a ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, o ex-presidente do México, Ernesto Zedillo, a ex-administradora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark.

Seus nomes se unem a economistas notáveis, defensores da saúde e outros membros da Organização dos Anciãos; da ex-Presidente da Irlanda, Mary Robinson; o vencedor do Nobel, Joseph Stiglitz; Moussa Faki, Presidente da Comissão da União Africana; Dr. John Nkengasong, Diretor de Assuntos do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças; e Dainius Puras, o Relator Especial pelo direito de todos de usufruir do mais alto padrão possível de saúde física e mental.

“Hoje, bilhões de pessoas aguardam uma vacina que seja nossa melhor esperança de acabar com essa pandemia”, disse Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul. “Como países africanos, estamos certos de que a vacina contra a COVID-19 deve ser livre de patentes, fabricada e distribuída rapidamente e acessível para todos. Toda a ciência deve ser compartilhada entre governos. Ninguém deve ser colocado no final da fila de vacinas por consequência de onde eles moram ou do quanto ganham. ”

“Devemos trabalhar juntos para vencer esse vírus. Devemos reunir todo o conhecimento, experiência e recursos à nossa disposição para o bem de toda a humanidade”, afirmou Imran Khan, primeiro-ministro do Paquistão. “Nenhum líder pode descansar tranquilo até que todos os indivíduos de cada país possam acessar rapidamente uma vacina gratuitamente”.

A carta, coordenada pelo UNAIDS e pela Oxfam, alerta que o mundo não pode permitir que monopólios e concorrência atrapalhem a necessidade universal de salvar vidas.

“Esta é uma crise sem precedentes e requer uma resposta sem precedentes”, disse a ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf. “Com o aprendizado da luta contra o Ebola, os governos devem remover todas as barreiras para o desenvolvimento e implantar rapidamente vacinas e tratamentos. Nenhum interesse é mais importante do que a necessidade universal de salvar vidas ”

Os líderes reconhecem que estão progressões estão sendo feitos e que muitos países e organizações internacionais estão cooperando multilateralmente em pesquisa e desenvolvimento, financiamento e acesso, incluindo os US$ 8 bilhões recebidos em 4 de maio na maratona internacional de compromissos da União Europeia.

No entanto, como muitos países e empresas estão avançando rapidamente sem precedentes para desenvolver uma vacina eficaz, os líderes estão exigindo compromissos concretos para garantir que ela seja acessível e disponível para todos no menor tempo possível. Esses incluem:

  • Um compartilhamento mundial obrigatório de patentes, conhecimento, dados e tecnologias relacionados a COVID-19, a fim de garantir que qualquer nação possa produzir ou comprar doses acessíveis de vacinas, tratamentos e testes.
  • O rápido estabelecimento de um plano de produção e distribuição global equitativo para todas as vacinas, tratamentos e testes, totalmente financiado pelos países ricos, que garanta transparência, preços juntos e suprimentos de acordo com a necessidade e não com a capacidade de pagamento.
    • Isso incluiria ações urgentes para aumentar massivamente a capacidade de fabricação para produzir as vacinas em quantidades suficientes, além de treinar e recrutar milhões de profissionais de saúde para distribuí-las.
  • Uma garantia de que as vacinas, tratamentos e testes contra a COVID-19 sejam fornecidos gratuitamente a todos, em qualquer lugar, com prioridade para trabalhadores da linha de frente, pessoas vulneráveis e países pobres com menor capacidade de salvar vidas.

“Diante dessa crise, não podemos continuar os negócios como de costume. A saúde de cada um de nós depende da saúde de todos nós”, disse Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia. “A vacina contra a COVID-19 não deve pertencer a ninguém e deve ser gratuita para todos. Trivialidades diplomáticas não são suficientes—precisamos de garantias legais, e precisamos delas agora.”

“As soluções de mercado não são ideais para combater uma pandemia”, disse Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda do Brasil. “Um sistema público de saúde, incluindo vacinação e tratamento gratuitos quando disponíveis, é essencial para lidar com o problema, como mostra a experiência brasileira com o licenciamento compulsório de medicamentos antirretrovirais no caso do HIV. ”

Verified by MonsterInsights