Rede Globo visita o UNAIDS após indicação ao Emmy Kids

Funcionários da Rede Globo visitaram a sede do UNAIDS em Genebra, na Suíça, a caminho de Cannes, na França, para o Emmy Kids 2018. A Globo e o UNAIDS foram nomeados para o Emmy Kids na categoria digital pela websérie Eu Só Quero Amar, que foca no romance entre um jovem vivendo com HIV e sua namorada. 

A série foi um spin-off da novela mais antiga do Brasil, Malhação – Seu Lugar no Mundo, uma produção desenvolvida e transmitida pela Globo. Um dos episódios focou na história de amor entre os jovens e se tornou um sucesso entre o público. A novela tem uma audiência diária de 24 milhões de espectadores, principalmente pré-adolescentes e seus pais. O UNAIDS, parceiro oficial da Globo desde 2015, deu assessoria técnica e apoio aos redatores da série. 

UNAIDS, Globo e Gshow produziram o spin-off para a web, disponível na plataforma de streaming da Globo. A websérie de cinco episódios se tornou a terceira série original mais assistida na plataforma, com quase 1 milhão de visualizações. 

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, parabenizou a Globo, explicando como a mídia desempenha um papel fundamental para o fim do estigma e da exclusão relacionados ao HIV. Ele elogiou a parceria com a Globo por usar o edutainment (educação e entretenimento) para alcançar jovens com informações envolventes e relevantes sobre o HIV. 

“Essa parceria com o Brasil é muito importante para nós. Estou muito feliz porque vocês estão lidando com novas fronteiras, estão falando sobre colocar os jovens no centro”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. Foto: Roman Levchenko/UNAIDS

Emmanuel Jacobina, escritor de Malhação para a temporada 2015–2016 e da websérie Eu Só Quero Amar, disse que a ideia surgiu de uma conversa que teve com a equipe do UNAIDS sobre HIV no Brasil. Jacobina disse que o perturbou saber que, apesar dos métodos de prevenção, dezenas de milhares de pessoas ainda são infectadas por HIV a cada ano no Brasil. Como resultado, a websérie pareceu o melhor lugar para levar o debate adiante e falar francamente sobre relacionamentos, sexualidade e HIV. 

A Diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, reiterou o compromisso da empresa em mobilizar a sociedade brasileira em torno de grandes questões sociais com séries de televisão e publicidade social. O Diretor de Comunicações da Globo, Sergio Valente, destacou a presença da Globo em mais de 100 países e seu alcance  de 99% nos lares brasileiros. 

Entre os três indicados na categoria digital, o prêmio foi para a série norueguesa Jenter (Young Girls), produzida pela NRK. 

O UNAIDS está trabalhando para garantir que 90% dos jovens tenham as habilidades, o conhecimento e a capacidade de se proteger do HIV e tenham acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva até 2020. 

Assista ao evento completo aqui:

 

CITAÇÕES 

 “Nós sabemos como criar histórias, mas a parceria com o UNAIDS é fundamental porque vocês nos ensinam o que é importante falar e a forma correta de falar. E nós transformamos essa mensagem em entretenimento, que é a melhor forma de ensinar.” 

SERGIO VALENTE, DIRETOR DE COMUNICAÇÕES, TV GLOBO

 “A TV Globo é uma ponte para nos ajudar a acabar com o estigma e o preconceito e, esperamos, mudar as atitudes.” 

MICHEL SIDIBÉ, DIRETOR EXECUTIVO DO UNAIDS

 “A TV Globo é uma verdadeira inspiração, porque percorreu um longo caminho retratando mais mulheres como exemplos e informando as pessoas sobre Zero Discriminação.” 

MARIA FARANI AZEVEDO, REPRESENTANTE PERMANENTE DO BRASIL NAS NAÇÕES UNIDAS EM GENEBRA

 “Escrever sobre saúde pública é falar de medo, discriminação. Com medo, você não se abre para o outro, não exerce a tolerância. Para contar a história do casal sorodiferente, foram muito importantes as informações dadas pelo UNAIDS pois conseguimos fugir dos estereótipos e falamos de saúde pública com toda a família sem deixar de fazer entretenimento” 

EMANUEL JACOBINA, AUTOR DE MALHAÇÃO EU SÓ QUERO AMAR