Tailândia lança nova estratégia nacional para acabar com a epidemia de AIDS até 2030

O Ministério da Saúde Pública da Tailândia lançou a sua nova Estratégia Nacional de AIDS 2017-2030, que fornece um roteiro para acabar com a epidemia como uma ameaça à saúde pública na Tailândia até 2030. O anúncio foi feito pelo Vice-Primeiro-Ministro e Presidente do Comitê National AIDS, Narong Pipatanasai, no dia 13 de setembro.

O plano de 13 anos adapta os mais recentes compromissos globais à Tailândia, garantindo uma resposta efetiva, economicamente eficiente e de alto impacto sobre o HIV. Um relatório recente do UNAIDS sobre a epidemia global de AIDS destacou que as novas infecções anuais por HIV caíram 50% na Tailândia entre 2010 e 2016, o maior declínio para qualquer país da região da Ásia e Pacífico.

Durante o lançamento, 19 representantes de ministérios e gabinetes do governo assinaram um compromisso para acabar com a AIDS. Deirdre Boyd, Coordenadora-Residente das Nações Unidas para a Tailândia, felicitou o governo pela estratégia e representantes da rede de pessoas vivendo com HIV enfatizaram a necessidade de garantir que não haja estigma para as pessoas que vivem com o HIV, para que todas possam ter acesso aos principais serviços. O governo tailandês reconheceu que as agências governamentais não podem efetivamente alcançar populações-chave sem o apoio de grupos comunitários, uma colaboração que, segundo o governo, tem sido uma das principais características da resposta ao HIV no país.

O objetivo da estratégia é reduzir ainda mais as novas infecções por HIV de 6.500 para menos de 1.000, reduzir as mortes relacionadas à AIDS de quase 13.000 para menos de 4.000 e reduzir a discriminação relacionada ao HIV em ambientes de saúde em 90% até 2030.

A nova estratégia marca o compromisso da Tailândia com a fase de Aceleração da Resposta (Fast-Track), onde um grande esforço tem sido feito para alcançar as metas 90-90-90 até 2020, quando 90% das pessoas vivendo com HIV estarão diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas estarão em tratamento; 90% das pessoas em tratamento estarão com carga viral indetectável. A Tailândia já alcançou o primeiro 90 desta meta.

A epidemia do país está concentrada entre as populações-chave, incluindo homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, pessoas que usam drogas injetáveis e profissionais do sexo. Com o novo plano, o governo compromete-se a apoiar programas de prevenção para populações-chave e a trabalhar em parceria com organizações lideradas pela comunidade a fim de alcançar pessoas em maior situação de risco nos locais onde vivem e trabalham. A estratégia atinge o nível subnacional, adaptando os programas para populações específicas em locais específicos. Prevê também aumentar a integração dos serviços de saúde relacionados ao HIV com os de hepatite C, tuberculose e outras doenças infecciosas.

 

Verified by MonsterInsights