UNAIDS celebra o lançamento de coalizão pelo fim da AIDS, durante a 9ª Conferência IAS sobre Ciência do HIV, em Paris

O UNAIDS saúda o lançamento da AIDS Coalition (EAC)—Coalizão pelo Fim da AIDS, na tradução livre—, durante a 9ª Conferência Internacional de AIDS sobre Ciência do HIV, que ocorre em Paris, na França. A EAC reúne uma forte colaboração de especialistas líderes em AIDS, cientistas, clínicos, formuladores de políticas, líderes religiosos e empresariais e ativistas decididos a acabar com a epidemia de AIDS como ameaça para a saúde pública até 2030.

A EAC visa ampliar os esforços para acabar com a epidemia de AIDS, fortalecendo os vínculos entre pesquisa, recursos e implementação, incentivando a agregação e análise de dados da resposta global à AIDS para identificar barreiras e incentivar a eficiência, inspirando um movimento capaz de mobilizar e envolver a próxima geração de jovens líderes na resposta ao HIV.

O fundador da End AIDS Coalition é o designer de moda americano e o presidente da amfAR, Kenneth Cole, que também é Embaixador Internacional de Boa Vontade do UNAIDS. Falando durante o lançamento da iniciativa,. Cole disse que o mundo está em um ponto de inflexão na resposta à epidemia de HIV e destacou a necessidade de todos os atores da resposta se unirem para obter o controle da epidemia antes que a janela de oportunidade seja fechada.

O lançamento da nova coalizão veio logo após um novo relatório do UNAIDS, Acabando com a AIDS: progresso rumo às metas 90–90–90, mostrar que mais de metade de todas as pessoas que vivem com o HIV agora têm acesso ao tratamento contra o HIV e que mortes relacionadas à AIDS diminuíram quase pela metade desde 2005. Mas o relatório também destacou a escala da tarefa que temos adiante, com novas infecções por HIV também diminuindo, mas não no ritmo necessário para o alcance das metas globais.

O relatório destacou a necessidade de investir em novas formas de prestação de serviços de tratamento e prevenção do HIV para pessoas e locais mais onde haja maior necessidade..

“A inovação e a pesquisa são críticas e devem ser a pedra angular dos nossos esforços”, disse o Diretor-Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “Não podemos perder o nosso senso de urgência. Sem colaboração e investimento em inovação, nunca seremos capazes de acabar com a epidemia de AIDS até 2030.”

Além de solicitar um acesso mais amplo ao tratamento do HIV e às opções de prevenção, a EAC também defende esforços contínuos e sustentáveis rumo à descoberta de uma vacina e uma cura.

Também estiveram presentes no lançamento da EAC o Ministro da Saúde de Botswana, Dorcas Makgato, a Coordenadora Global de AIDS dos Estados Unidos, Embaixadora Deborah Birx, a Diretora Científica Associada do Centro para o Programa de Pesquisa em AIDS na África do Sul (CAPRISA), Quarraisha Abdool Karim, a Diretora- Executiva Interina do Fundo Global, Marijke Wijnroks, e o Embaixador da Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation, Jake Glaser.

Verified by MonsterInsights