Começa a 40ª Reunião da Junta de Coordenação do UNAIDS

A 40ª Reunião da Junta de Coordenação do UNAIDS acontece em Genebra, Suíça, de 27 a 29 de junho.

Durante a sessão de abertura, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, atualizou os presentes sobre a situação atual do UNAIDS e as mudanças feitas em resposta às recomendações do Painel Global de Revisão sobre o Futuro do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – uma revisão independente solicitada pela Junta do UNAIDS durante a última reunião.

Sidibé também falou sobre os progressos alcançados na resposta à AIDS e descreveu os desafios e as oportunidades que estão pela frente em um ambiente político imprevisível e em mudanças. Ele enfatizou a necessidade de abordar as complexas crises interconectadas que estão fragmentando as sociedades, trabalhando de forma transversal sobre problemas, mandatos e organizações. Ele também enfatizou a necessidade de criação de um movimento rumo ao direito à prevenção do HIV, semelhante ao movimento existente para o direito ao tratamento do HIV. Sidibé solicitou à Junta que fique vigilante e ajude a romper a conspiração do comodismo, porque, como enfatizou, o fim da AIDS ainda não foi alcançado.

A Primeira Dama do Panamá, Lorena Castillo de Varela, que foi a convidada especial deste ano, também falou à Junta. Como Embaixadora Especial do UNAIDS para a AIDS na América Latina, ela enfatizou a necessidade de combater a discriminação e a exclusão e colocar os direitos humanos no centro da resposta à AIDS, para que ninguém seja deixado para trás.

O Segmento Temático da Reunião da Junta acontecerá no último dia e será focado na prevenção do HIV. Os participantes irão discutir o status atual da prevenção primária do HIV, compartilhar as melhores práticas, identificar lacunas em programas e financiamentos e desenvolver estratégias para alcançar pessoas em maior risco.

A 40ª Reunião da Junta do UNAIDS conta com a presidência de Gana, com o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte atuando na vice-presidência e o Japão na relatoria.

Verified by MonsterInsights