Por que o mundo precisa de uma vacina contra o HIV?

No 20º Dia de Conscientização sobre a Vacina contra o HIV, o UNAIDS incita a continuação de pesquisas para encontrar uma vacina contra o HIV. Embora tenha havido descobertas significativas em termos de investigação e desenvolvimento nesse campo, ainda não existe uma vacina eficaz disponível contra o HIV.

Novas infecções por HIV permaneceram persistentemente altas nos últimos 10 anos. Todos os anos, 1,9 milhão de adultos e mais de 150.000 crianças são infectadas pelo vírus. Mesmo que uma redução de 90% nas novas infecções pelo HIV seja alcançada até 2030, ainda haverá cerca de 200 mil novas infecções por HIV anualmente, demonstrando como uma vacina é essencial para o controle do HIV a longo prazo. “Apesar de nossos grandes sucessos na expansão do tratamento e dos programas de prevenção em curso, ainda há um grande número de pessoas se infectando com o HIV a cada ano”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. “Os maiores impactos na erradicação ou controle de doenças infecciosas na história da saúde pública têm sido alcançados por meio de vacinação, razão pela qual uma vacina é um objetivo sobre o qual vale a pena continuar a investir.”

Terapia antirretroviral bem-sucedida exige adesão ao longo de toda a vida, mas a adesão depende de mudança de comportamento, o que pode ser difícil de se manter. Em contraste, uma vacina contra o HIV é uma intervenção única, extremamente econômica em comparação com o custo do tratamento ao longo da vida. Uma vacina simples de usar seria uma ferramenta-chave para atingir as populações mais afetadas pelo HIV.

Modelos estatísticos estimam que mesmo uma vacina modestamente eficaz – uma que seja 50% eficaz – teria um grande impacto sobre a epidemia e poderia ser suficiente para reduzir significativamente novas infecções por HIV entre populações-chave.

A indústria está ajudando a enfrentar o desafio do desenvolvimento de vacinas. Vacinas candidatas já estão em fase de desenvolvimento e preparação em algumas empresas, com alguns testes começando em breve e outros nos próximos anos. Um grande teste de vacina, HVTN 702, está em andamento na África do Sul, com resultados previstos para três anos. Esse teste, que faz parte da Rede de Testes de Vacinas contra o HIV, baseia-se no estudo RV144, relatado em 2009 e realizado na Tailândia, demonstrando uma eficácia de 31%.

Este ano, o UNAIDS está hospedando uma exposição de arte sobre o poder das vacinas, refletindo a importância de ligar a arte, o advocacy e a ciência. A exposição, intitulada Immune Nations (Nações Imunes), ficará aberta ao público de 23 de maio e a 30 de junho, na sede do UNAIDS em Genebra.

Foto: EBC

Verified by MonsterInsights