Uma família é feita de amor: é assim que o UNAIDS celebra o IDAHOT 2017

O Dia Internacional contra a Homofobia, a Bifobia e a Transfobia (IDAHOT) deste ano tem como foco a família, incluindo o papel das famílias no bem-estar das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI+) e o respeito pelos direitos famílias LGBTI+.

O UNAIDS tem sido um forte defensor da igualdade do LBGTI+ e um defensor da causa dentro do sistema das Nações Unidas. Para celebrar a diversidade de famílias no UNAIDS, conversamos com funcionários LGBTI+ sobre o que a família significa para cada um deles.

Shane Hebel

Quando penso em família, penso em minha família escolhida, amigos que se tornaram entes queridos através de nossas experiências, alegrias e provações compartilhadas. Nós apoiamos uns aos outros, encorajamos uns aos outros a sermos o melhor que podemos, ajudamo-nos mutuamente a avançar. Essas pessoas me ensinaram que as famílias vêm em todas as formas e que o amor pode existir de forma ilimitada entre aqueles que você escolhe para estar ao seu redor, mesmo que eles não estejam ligados a você pelo sangue.

Chris Mallouris

Família para mim significa segurança, amor incondicional e aceitação por quem eu sou, aceitação quando tenho sucesso e aceitação quando falho. À medida que envelhecemos, nossa família se expande daqueles com quem estamos ligados geneticamente para aqueles que chegam em nossas vidas por escolha mútua. Nos últimos anos, tem sido reconfortante ver pessoas LGBTI+ em algumas regiões do mundo comemorar publicamente sua definição de família. Mas também foi doloroso ver pessoas LGBTI+ em outras regiões perdendo suas famílias, sendo perseguidas e tendo suas vidas ameaçadas por aqueles que deveriam estar lá para protegê-los e amá-los incondicionalmente. As famílias se protegem mutuamente, não se voltam uma contra a outra por terem nascido LGBTI+.

Carlos Passarelli

Quando conheci Marc, quase três anos atrás, eu sempre agia como se seus filhos, seus netos e seus enteados fossem sua família, não a minha. Um dia, Manon, sua filha, me apresentou a um colega dela, apresentando-me como seu “padrasto”. Devo admitir que fui tocado por sua espontaneidade. Suas três filhas, netas de Marc, também me tratam como o parceiro de seu avô, e é muito natural para elas. E então eu percebi que Marc e eu éramos mais do que um casal: fazíamos parte da mesma família, inclusive da minha própria família no Brasil. E eu me senti bem com isso.

Alberto Stella

A família é o principal contexto social para o desenvolvimento do crescimento da pessoa em sua maravilhosa diversidade. Minha família tem crescido ao longo da minha viagem: encontrei meu filho na África e meu parceiro na América Central e nos casamos na Argentina. Hoje, somos uma família, um refúgio que oferece segurança, amor e uma possibilidade real de exercer plenamente os direitos humanos. Não importa como a família é composta, o que torna a família funcional é a força dos laços.

A Política do UNAIDS

A partir de 2009, o UNAIDS promoveu ativamente o reconhecimento equitativo de casamentos e uniões dentro do sistema das Nações Unidas. O UNAIDS foi um dos pioneiros a estender os benefícios a parceiros de funcionários que entraram em uma união civil ou em casamento reconhecido por uma autoridade legislativa competente, independentemente da nacionalidade do funcionário. O Secretariado das Nações Unidas e outras entidades adotaram mais tarde uma política semelhante em 2014. O UNAIDS também foi uma das primeiras organizações das Nações Unidas a estabelecer uma política de diversidade. A Política do UNAIDS sobre Diversidade e Inclusão faz referência específica às parcerias entre pessoas do mesmo sexo e à política do UNAIDS de tolerância zero para a discriminação.

Funcionário do UNAIDS

Família para mim é minha família imediata, mas é também os muitos amigos gays e lésbicas que eu fiz ao longo dos anos. Os dois são essenciais para a minha vida. Eu tenho o amor incondicional de meus pais, que me aceitam por quem eu sou, uma lésbica, mas eles ficam em silêncio sobre minha vida e estilo de vida. É por isso que tenho um sentimento de comunidade reconfortante com meus amigos gays. No UNAIDS, o sentimento de aceitação tem sido extremamente positivo e gostaria que todos pudessem trabalhar nesse ambiente. Sem rótulos, sem estigma.

Funcionário da UNAIDS

Há alguns meses, desenvolvi um treinamento sobre orientação sexual e identidade de gênero na África Ocidental. Eu compartilhei com os participantes a minha experiência de me revelar para a minha família aos meus vinte anos e, em seguida, prosseguir uma vida e uma carreira. Um dos participantes me perguntou se havia uma organização não governamental que me ajudara quando me revelei. A pergunta me pegou desprevenido. Percebi que isso pressupunha que eu tinha sido rejeitado pela minha família e que precisava de ajuda externa para sobreviver. Eu respondi que não precisava de ajuda, porque assim que saí do armário, fui abraçado, tranquilizado e apoiado pela minha família o tempo todo. Isso me fez refletir sobre a sorte que tenho de ter meus pais e irmãos, ter nascido em um tempo e em um lugar onde aquela família era possível, e ter sido suficientemente resiliente para me revelar para a minha família e para a sociedade sem muito medo. Eu sei que esses fatores não são uma realidade para todos os LGBTI+ ao redor do mundo, e por isso precisamos continuar a defender direitos humanos, educação, serviço e justiça universal.

Para comemorar o IDAHOT 2017, o UNAIDS lançou uma mensagem em vídeo de Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, sobre a diversidade e a importância de todas as famílias.

“As famílias vêm em todas as formas e tamanhos … todos nós temos a responsabilidade de respeitar e proteger uns aos outros”. Ele acrescentou: “Acabar com a AIDS significa que precisamos acabar com o estigma e a discriminação em relação a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais.”

Verified by MonsterInsights