PEPFAR está no caminho certo para alcançar ainda mais resultados

Desde a sua criação em 2003, o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da AIDS (PEPFAR) salvou milhões de vidas. Em 2016, cerca de 11,5 milhões de pessoas vivendo com HIV tinham acesso ao tratamento antirretroviral através de programas financiados pelo PEPFAR, incluindo 1,1 milhão de crianças. Quase 2 milhões de bebês nascidos de mulheres vivendo com HIV nasceram livres do HIV e 6,2 milhões de órfãos e outras crianças vulneráveis receberam cuidados e apoio.

Além disso, o PEPFAR financiou mais de 11,7 milhões de procedimentos de circuncisão masculina cirúrgica para ajudar a prevenir a infecção por HIV e um milhão de adolescentes e meninas foram alcançadas através da iniciativa DREAMS (Sonhos, em português) em 10 países da África Subsaariana.

O PEPFAR está no caminho certo para continuar alcançando ainda mais resultados. Através de uma série de consultas ao longo dos últimos três meses, o PEPFAR concluiu o planejamento do seu ciclo de financiamento de 2017 para apoiar mais de 30 países através dos Planos Operacionais de Países.

A reunião final de revisão regional do processo—que envolveu cerca de 250 parceiros, incluindo altos funcionários do governo de países implementadores, representantes da sociedade civil e organizações multilaterais—foi concluída em 29 de abril em Johannesburgo, África do Sul. O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, falou durante a sessão plenária de abertura, destacando o papel vital do PEPFAR na aceleração dos esforços dos países para controlar as suas epidemias e avançar na direção da meta de acabar com a AIDS até 2030.

Os investimentos do PEPFAR nos países apoiam os esforços do UNAIDS para a Aceleração da Resposta ao HIV. A abordagem Fast-Track (Via-Rápida, em português) se concentra na aceleração da ampliação da prevenção, tratamento, atenção e cuidados para HIV para as populações e locais mais afetados pela epidemia. O desenvolvimento e revisão dos Planos Operacionais de Países do PEPFAR é um modelo de transparência, inclusão e apropriação por parte dos países, com o envolvimento de altos funcionários governamentais e pessoas vivendo e afetadas pelo HIV no processo.

O UNAIDS é um parceiro-chave, trabalhando em estreita colaboração com os países para alavancar os investimentos do PEPFAR e acelerar o progresso rumo às metas de prevenção e tratamento. Reunindo os diversos recursos técnicos do Sistema das Nações Unidas, o UNAIDS ajuda os países a fortalecer os sistemas de dados, a focar os planos estratégicos nacionais, a superar os gargalos e a ampliar o ambiente político e social para o acesso aos serviços através da eliminação do estigma e discriminação.

CITAÇÕES

“O PEPFAR mostrou um verdadeiro compromisso com a África e ajudou o continente a mostrar ao resto do mundo que o fim da epidemia de AIDS é possível.”

MICHEL SIDIBÉ, Diretor Executivo do UNAIDS

“A visão de três zeros do UNAIDS abriu a possibilidade de atingir as metas 90-90-90, que nos colocaram em um caminho para controlar a epidemia de AIDS em poucos anos até 2020.”

DEBORAH BIRX, Coordenadora global da AIDS nos Estados Unidos e Representante Especial para Diplomacia em Saúde Global

Verified by MonsterInsights