UNAIDS Brasil apresenta projeto inovador em prevenção entre jovens na 21ª Conferência Internacional sobre AIDS, em Durban

Inovação e novas tecnologias para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre jovens. Este foi o tema da apresentação feita pelo UNAIDS Brasil e parceiros durante uma das sessões da 21ª Conferência Internacional sobre AIDS, que acontece em Durban, na África do Sul. Intitulada WhatsUp: Mobile Technologies, Multimedia and Mass Communications (E ai: Tecnologias Móveis, Multimídia e Comunicação de Massa, em português), a sessão teve entre seus participantes o Assessor para Mobilização Social e Trabalho em Rede do UNAIDS Brasil, Cleiton Euzébio de Lima.

A apresentação expôs os principais resultados da parceria entre UNAIDS, ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual) e o CRT-São Paulo (Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo): o desenvolvimento do Hackathon ABEME, uma maratona digital elaborada para incentivar as novas gerações de programadores e desenvolvedores de aplicativos e games a promover a educação sexual e a prevenção do HIV e outras IST, com foco no público jovem.

“O uso dessas novas tecnologias representa uma grande oportunidade de pensarmos sobre como dialogamos com a juventude e de fornecermos um novo espaço e novas ferramentas para trazer mensagens sobre prevenção e sobre o enfrentamento à discriminação”, comenta o Assessor para Mobilização Social e Trabalho em Rede do UNAIDS. “Há muitos desafios, mas o uso de aplicativos tem dado certo em diversos países, como pudemos debater aqui nessa sessão para a qual o UNAIDS Brasil foi convidado a participar”, explicou Lima.

IMG-20160719-WA0015

Cleiton Euzébio, do UNAIDS Brasil, apresenta os resultados do Hackathon ABEME na 21ª Conferência Internacional de AIDS, em Durban.

Dois aplicativos ganharam destaque ao final do Hackathon realizado em São Paulo, no início desse ano: Becum e Cami Sutra. O Becum foi idealizado como uma rede social sexual, no qual os usuários podem interagir uns com os outros e discutir abertamente as suas dúvidas em relação ao sexo e às ISTs. Já o Cami Sutra se propôs a erotizar o uso dos preservativos, aumentando a importância desses insumos e quebrando obstáculos para o uso durante as relações sexuais. Os aplicativos desenvolvidos estão sendo aprimorados e adaptados ao público-alvo com o apoio técnico do CRT-SP e do UNAIDS.

Outro destaque dessa sessão realizada durante a Conferência de Durban foi o aplicativo Tá na Mão, criado pela Prefeitura de São Paulo e lançado em dezembro de 2014. “É um aplicativo para orientar pessoas com uma avaliação de risco e de conduta a respeito de  infecções sexualmente transmissíveis, principalmente entre jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens”, explicou Eliana B. Gutierrez, Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo. “Observamos que não havia nenhum outro aplicativo semelhante: a pessoa pode identificar o risco de ter contraído uma IST e já ser informada sobre os passos que pode tomar em caso de risco elevado.”

A 21ª Conferência Internacional sobre AIDS tem o objetivo de apresentar novos conhecimentos científicos e oferecer debates sobre as principais questões relacionadas à resposta global ao HIV.  

O painel WhatsUp: Mobile Technologies, Multimedia and Mass Communications contou também com a participação de Laura Myers do Centro para o Desenvolvimento, Pesquisa e Avaliação da AIDS na África do Sul; Katie Biello, da Universidade Brown (EUA); Rusty Souleymanov, da Universidade de Toronto; Robert Remien, da Universidade Columbia; e Augusto Mathias, do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo.

Verified by MonsterInsights