Dez organizações recebem o ‘Prêmio Red Ribbon’ de liderança comunitária no combate à epidemia de AIDS

Dez organizações excepcionais de base comunitária ganharam o Prêmio Red Ribbon 2016 pelo trabalho inspirador rumo ao fim ou à redução do impacto da epidemia de AIDS. Eles foram agraciados com o prêmio em uma sessão especial na 21ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2016), em Durban, África do Sul.“Através de regiões e culturas, as comunidades estão mostrando ao mundo que o fim da AIDS é possível. A sua coragem, inovação e liderança está nos ajudando a superar as barreiras e responder melhor às necessidades dos mais afetados pela epidemia”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé.

As organizações vencedoras de 2016 são do Burundi, México, Belize, Quênia, Nigéria, Irã, Nepal, Chile e Nova Zelândia. Quase 1.000 candidaturas de mais de 120 países foram recebidas para o Prêmio, que é organizado pelo UNAIDS em parceria com a AIDS 2016, a Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV, a Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV/AIDS, o Conselho Internacional de Organizações de Serviço para a AIDS e a Irish Aid, da Irlanda. Um painel global de representantes da sociedade civil selecionou os finalistas a partir de uma lista determinada por painéis regionais.

Cada uma das organizações vencedoras recebeu um financiamento de 10.000 dólares e foi convidada a participar da AIDS 2016, onde organizam o Espaço de Diálogo Comunitário no espaço chamado Global Village (Aldeia Global).

Em uma sessão especial no Prêmio Red Ribbon, os vencedores foram parabenizados pela Alteza Real, Princesa Mabel van Oranje dos Países Baixos;  Alteza Real, a Princesa Tessy de Luxemburgo; Ministro da Saúde e Bem-Estar Infantil do Zimbábue, David Parirenyatwa; o ex-presidente das ilhas Fiji H.E. Epeli Nailatikau, e Jan Beagle, Diretora Executiva Adjunta do UNAIDS.

“Organizações comunitárias estão tomando a liderança em moldar do andamento da resposta à AIDS. As organizações aqui hoje – os vencedores do Prêmio Red Ribbon 2016 – são exemplos a todos nós do que realmente significa Acelerar a Resposta à AIDS, fanzendo isso de forma inclusiva e avançando nos direitos humanos e na igualdade de gênero”, Jan Beagle, Diretora Executiva Adjunta do UNAIDS.

redribbon

Prêmio Red Ribbon 2016

O Prêmio Red Ribbon foi apresentado pela primeira vez em 2006 e desde então tem sido oferecido a cada dois anos na Conferência Internacional de AIDS. Este ano, a premiação contou com cinco categorias. Veja abaixo os vencedores de cada categoria:

Saúde e bem-estar (ODS 3).

  • Réseau National des Jeunes vivants avec le VIH / SIDA
  • Colectivo Seres, AC
  • C-Net +

Redução das desigualdades (ODS 10)

  • Kenya Sex Worker’s Alliance
  • Positive Action for Treatment Access (PATA)

A igualdade de gênero (ODS 5).

  • Tehran Positive Club
  • Chitwan Sakriya Women’s Foundation

Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16)

  • YouthRISE
  • Red Nacional de Pueblos Originarios en Respuesta al SIDA

Parcerias e meios de implementação (ODS 17)

  • INA Foundation

 

Sobre o Prêmio Red Ribbon

A fita vermelha é um símbolo mundial do movimento de resposta à AIDS. O Prêmio Red Ribbon (Prêmio Fita Vermelha, na tradução literal), apresentado a cada dois anos na Conferência Internacional de AIDS, tem o objetivo de honrar e celebrar organizações comunitárias por suas iniciativas excepcionais que mostram a liderança na redução da propagação e do impacto da AIDS. O prêmio é um esforço conjunto da família UNAIDS e, como tal, este ano ofereceu atenção especial às        novas áreas de ação recém-aprovadas de prioridades globais da organização, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Prêmio Red Ribbon foi oferecido pela primeira vez em 2006 e reconheceu 85 organizações de 50 países diferentes como líderes nas respostas comunitárias à AIDS desde então. Essas organizações estão no centro da resposta à epidemia – exibindo extraordinária coragem, resiliência e força para enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo.

Usando formas criativas e sustentáveis para promover a prevenção da transmissão sexual e prevenção entre pessoas que usam drogas, fornecendo tratamento, cuidados e apoio às pessoas vivendo com HIV e demonstrando inovação diante do estigma e da discriminação por meio de advocacy e dos direitos humanos, reduzindo as novas infecções por HIV em crianças e mantendo suas mães vivas, bem como cuidando da saúde das mulheres, estes exemplos de liderança da comunidade nos mostram, em termos práticos, como reverter a epidemia global – comunidade por comunidade.

Verified by MonsterInsights