Prefeitos de Nova York e Paris convocam um encontro global de prefeitos para o fim da AIDS nas cidades

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, convocaram uma reunião em Nova York, Estados Unidos da América, em colaboração com o UNAIDS e os  parceiros das cidades comprometidas com a Aceleração da Resposta (Fast-Track Cities), UN-Habitat e a Associação Internacional de Provedores de Cuidados para a  AIDS (IAPAC, em inglês), sobre o fim da epidemia de AIDS nas cidades até 2030.

A reunião, possível graças ao Fundo MAC AIDS, foi realizada na Biblioteca Pública de Nova York em 6 de junho, antes da Reunião de Alto Nível sobre o Fim da AIDS da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontecerá na sede das Nações Unidas, de 8 a 10 de junho.

“O dia de hoje oferece uma oportunidade única de realizar parcerias e explorar como podemos trabalhar juntos para educar, tratar e prevenir a disseminação do HIV, e aqui em Nova York nós ecoamos esses esforços através do nosso trabalho, que alocou US$ 23 milhões em novos programas de prevenção e de cuidados de saúde para o HIV”, disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio. “Estamos profundamente orgulhosos deste trabalho, mas temos de fazer mais – eu louvo a prefeita Hidalgo e os outros prefeitos de grandes cidades envolvidas por suas parcerias na resposta global ao HIV.”

“Mais da metade da população mundial vive em cidades. A liderança da cidade sobre o HIV é essencial se o mundo quer alcançar as metas de Aceleração da Resposta e acabar com a epidemia de AIDS até 2030”

O evento das cidades destacou o papel essencial de liderança que as cidades desempenham na resposta ao HIV. Cerca de 30 prefeitos de todo o mundo participaram do evento para discutir como eles estão trabalhando na aceleração da resposta para acabar com a AIDS nas cidades. Eles também compartilharam como as “cidades inteligentes” estão implementando inovações urbanas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A participação do Brasil no encontro foi marcada pela presença de Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS Brasil, Alexandre Padilha, Secretário de Saúde de São Paulo, Célia Sacramento, Vice-prefeita de Salvador, e Eliana Gutierrez, Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo. Os representantes das cidades brasileiras apresentaram as experiências nacionais de sucesso, como os programas Braços Abertos e Transcidadania, em São Paulo, e a campanha Proteja o Gol, em Salvador.

“São Paulo está alcançando populações que não estão acessando serviços de prevenção”, afirmou Alexandre Padilha durante o encontro de prefeitos. “Populações-chave precisam ser vistas como cidadãos com seus próprios direitos, não como metas ou números.”

13412180_1106023486143933_4435265316989676200_o

Na foto: Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS Brasil, Alexandre Padilha, Secretário de Saúde de São Paulo, Célia Sacramento, Vice-prefeita de Salvador, e Eliana Gutierrez, Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo.

No final do dia, os prefeitos, o UNAIDS e os convidados se reuniram para o Fórum Atlantic Agentes de resolução de problemas: Cidades nas linhas de frente do HIV/AIDS, apresentado pelo Fundo MAC AIDS e pelo UNAIDS. A reunião proporcionou uma oportunidade para dar uma olhada mais de perto nas oportunidades e desafios que as cidades enfrentam para acabar com a AIDS através de uma série de painéis e conversas com prefeitos e líderes urbanos, especialistas em saúde e apoiadores.

A prefeita Hidalgo não conseguiu participar do evento em Nova York por conta da situação de emergência em Paris devido à uma grande enchente, mas mandou uma forte mensagem de apoio.

“Todos nós compartilhamos a mesma certeza: nós não temos mais o direito de ficarmos parados e assistir enquanto o HIV piora quando existem soluções. E porque as soluções existem, nós não temos mais desculpas para não agir,” disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. “A vontade política é a linha de frente na resposta à AIDS” disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. e eu apoio firmemente e digo: Paris está comprometida com o fim da epidemia de AIDS”.

A prefeita Hidalgo foi representada no evento por dois vice-prefeitos, Patrick Klugman e Bernard Jomier.

Célia Sacramento, Vice-prefeita de Salvador, fala da experiência de Salvador com campanha de prevenção na Copa do Mundo de 2014. Foto: Daniel de Castro/UNAIDS Brasil

As cidades estão na frente da resposta ao HIV e de outros desafios de saúde e de equidade e estão numa posição única para tomar uma ação transformadora. Os líderes da cidade já estão impulsionando a inovação e a transformação social através de respostas ambiciosas aos desafios globais, como as alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.

“Mais da metade da população mundial vive em cidades”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “A liderança da cidade sobre o HIV é essencial se o mundo quer alcançar as metas de Aceleração da Resposta e acabar com a epidemia de AIDS até 2030.”

No Dia Mundial de combate à AIDS em 2014, a prefeita de Paris recebeu 26 prefeitos de todo o mundo, que assinaram uma declaração para acabar com a epidemia de AIDS em suas cidades. Ao assinar a Declaração de Paris de 2014, os prefeitos comprometeram-se em acelerar a resposta (Fast-Track) em suas cidades na para acabar com a epidemia de AIDS através de um conjunto de compromissos. Esses compromissos incluem atingir a meta de tratamento UNAIDS 90-90-90, que terá como resultado 90% das pessoas que vivem com HIV diagnosticadas; 90% destas pessoas diagnosticadas soropositivas com acesso ao tratamento antirretroviral; e 90% destas pessoas em tratamento com a carga viral indetectável. Desde o final de 2014, mais de 200 cidades de todo o mundo assinaram a Declaração de Paris e estão respondendo às disparidades significativas no acesso a serviços básicos, justiça social e oportunidades econômicas para acabar com a epidemia de AIDS.

13322191_1772169863013862_2339883044460955610_n

Prefeitos e representantes da América Latina e Caribe participam do evento. Foto: Georgiana Braga/UNAIDS Brasil

“As cidades comprometidas com a Aceleração da Resposta  estão apressando suas respostas locais à AIDS em direção à meta de acabar com a epidemia da AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030”, disse o Presidente/Chefe Executivo da IAPAC, José M. Zuniga. “Nossa abordagem colaborativa específica para as cidades e em tempo real, nos proporciona uma compreensão precisa das lacunas nas respostas das cidades, que estamos ajudando a resolver através de estratégias orientadas para aumentar a testagem, prevenção, tratamento e cuidados relacionados ao HIV”

O evento em Nova York proporcionou uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e aprender a partir das experiências de todo o mundo. O evento reuniu inúmeros parceiros, incluindo o setor privado, fundações e sociedade civil. A sessão de abertura do evento das cidades foi moderada pelo empresário e filantropo Alexandre Mars da Fundação Epic.

Acesse o comunicado de imprensa aqui.

 

Verified by MonsterInsights