Unindo forças do sistema ONU para alcançar mulheres, crianças e adolescentes

Como parte do esforço global para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), países de todas as partes do globo relataram grandes avanços na saúde e no bem-estar de mulheres e crianças entre 1990 e 2015. A taxa global de mortalidade materna caiu 47% e a de mortalidade infantil diminuiu 49%.

No entanto, toda a celebração do progresso é relativizada pela triste realidade de milhões de mulheres, crianças, recém-nascidos e adolescentes que ainda morrem todos os anos – a  maioria por causas evitáveis. Com a transição global da agenda dos ODM para a dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), devemos renovar nosso compromisso de manter a importância da Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil e Adolescente (conhecida na sigla em inglês como RMNCAH) na agenda global. Cumprir esta promessa é um imperativo prático bem como uma obrigação moral.

A Estratégia Global do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Saúde das Mulheres, Crianças e  Adolescentes estabelece um plano de dar a cada mulher, criança e adolescente a oportunidade não só de sobreviver, mas de prosperar e transformar sua comunidade. Implementar a Estratégia Global e alcançar as metas propostas pelos ODS requer um nível  de alinhamento e coordenação sem precedentes entre todos nós que trabalhamos no campo da RMNCAH.

Em nome das seis organizações responsáveis ​​pela promoção e execução da agenda global de saúde do sistema da ONU – UNAIDS, UNFPA, UNICEF, ONU Mulheres, OMS e  Banco Mundial – nós, abaixo assinados, estamos unidos no nosso compromisso de operacionalizar a Estratégia Global.

Roselyne Gachieri with her newborn baby at Korogocho Health CentreCom base na nossa tradição de trabalhar em conjunto para apoiar os países na realização dos ODM, nós, como membros do Grupo de Saúde H6 (anteriormente conhecido como o H4+), daremos apoio técnico coordenado aos esforços liderados pelos países para implementar a Estratégia Global e alcançar os objetivos ambiciosos dos ODS relacionados à  saúde. Ao mesmo tempo, vamos continuar a defender  programas de Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil e Adolescente (RMNCAH) que sejam baseados em evidências bem como políticas nos níveis global, regional e nacional.

Com a atual cadeira diretora do Grupo de Saúde H6 (2016-2018), o UNAIDS vai liderar a parceria no cumprimento do seu mandato para alavancar os pontos fortes e as capacidades de cada uma das seis organizações-membros, a fim de apoiar os países com peso elevado da epidemia em seus esforços para melhorar a sobrevivência, a saúde e o bem-estar de mulheres, recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Como representantes do Grupo de Saúde, renovamos nosso compromisso de implementar este mandato em apoio à Estratégia Global. Apelamos aos ativistas e defensores da RMNCAH de todo o mundo para se juntar a nós no cumprimento desse compromisso compartilhado com mulheres, crianças e adolescentes de todos os lugares.

Clique aqui para ver as assinaturas dos Chefes da Agência.

Verified by MonsterInsights