UNAIDS celebra a adoção de novas metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O UNAIDS parabeniza os líderes mundiais pela adoção dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que estabelecem o quadro para a política de desenvolvimento global nos próximos 15 anos. Esta  agenda ambiciosa delineia 17 objetivos que vão desde o fim da pobreza e da fome até o alcance da igualdade de gênero e o combate às alterações climáticas.

“A data de hoje marca uma oportunidade histórica para o mundo de se unir por um planeta e um futuro mais saudáveis a todos”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

“Compromisso, ação e implementação permitirão resultados verdadeiramente sustentáveis ​​para as pessoas em todos os lugares do planeta.”, concluiu Sidibé.

A agenda tem por base as conquistas obtidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas, que foram estabelecidos em 2000 e incluíam um compromisso específico para deter e reverter a epidemia de AIDS (ODM 6).

Desde então, tem havido aumento em escala expressiva da resposta ao HIV, o que permitiu ao mundo não só alcançar, mas também superar as metas de AIDS do ODM 6. Dessa forma, e como parte dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , o UNAIDS definiu um rumo firme para acabar com a epidemia de AIDS em 2030.

Assista à projeção dos 17 novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no prédio da ONU em Nova York.

Para alcançar este desafio, o UNAIDS desenvolveu a abordagem conhecida como Aceleração da Resposta (Fast-Track, em inglês), cujo objetivo é atingir um conjunto de metas com prazos até 2020.

As metas incluem a redução de novas infecções de HIV em 75%, garantindo que 90% de todas as pessoas que vivem com HIV conheçam o seu estado sorológico para o HIV, que 90 % das pessoas que conhecem o seu estado sorológico tenham acesso ao tratamento e que 90% das pessoas em tratamento tenham carga viral indetectável, mantendo-se saudáveis e contribuindo para a redução do risco de transmissão do vírus da AIDS.

Portuguese-SDG-Icons-11

Conheça aqui os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A resposta ao HIV abrange muitos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e está incluída mais especificamente no Objetivo Sustentável 3, que visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades. O UNAIDS espera trabalhar em estreita colaboração com todos os parceiros para garantir um futuro mais saudável, mais justo e que não deixe ninguém para trás.

“As metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos fornecem um roteiro para resolver alguns dos desafios mais urgentes do mundo”, disse Sidibé. “Este quadro internacional tem o potencial de salvar milhões de vidas e alcançar resultados mais justos e equitativos para as pessoas em todos os lugares.”

Verified by MonsterInsights