UNAIDS estende uma calorosa recepção ao novo Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Sr. Guterres irá suceder o atual Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que deixa o cargo no final deste ano, tendo ocupado a posição desde janeiro de 2007.
O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, disse: “Eu parabenizo António Guterres por sua nomeação como Secretário-geral. Um estadista experiente, multilateralista e defensor dos mais vulneráveis, ele será um Secretário-geral fantástico.”
O UNAIDS espera poder trabalhar com o Sr. Guterres para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo acabar com a epidemia de AIDS até 2030.
O futuro mandatário da ONU defende vigorosamente o acesso aos serviços de HIV e o respeito pelos direitos das pessoas que vivem com HIV. Ao declarar suas intenções como Secretário-geral, ressaltou que a “dignidade e o valor da pessoa devem ser plenamente alcançados.”
Guterres passou mais de 30 anos no governo e no serviço público, inclusive servindo como o Primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002. Em 2005, foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, servindo o organismo por uma década, até 2015.
Sob sua liderança, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) desempenhou um papel importante na garantia do acesso aos serviços de HIV para refugiados, deslocados internos e outras pessoas afetadas pelo deslocamento e pelo HIV.