ONGs Casa Miga e Motirô atuam em Manaus e Salvador no acolhimento e expansão da prevenção combinada

As cidades de Manaus e Salvador também estiveram na rota das ações da Iniciativa Fast-Track Cities. As ONGs Casa Miga e Motirô atuaram por meio dos seus projetos no acolhimento de populações-chave e aumento das informações sobre o HIV e prevenção combinada do HIV.

Fast-Track Cities em Manaus

A ONG Casa Miga atua como centro de referência e casa de acolhimento para pessoas LGBTIA+ do Norte e refugiadas expulsas de casa ou que estão em situação de vulnerabilidade social.

Nas atividades do projeto CasaMiga na Rua – Caminhando para as metas 95-95-95, a ONG CasaMiga foi ao bairro Terra Nova, localizado na Zona Norte de Manaus, para promover o acesso à informação em saúde para incentivar práticas de prevenção ao HIV, outras IST e Hepatites Virais, assim como fortalecimento da cidadania por meio do acesso a testagem, PEP, PrEP e tratamentos em parceria com a gestão municipal, garantindo diagnóstico precoce e cuidado integral.

Visando a aproximação com a juventude, que de acordo com dados do Ministério da Saúde é uma das populações que concentra a maior parte das novas infecções por HIV no Brasil, a CasaMiga organizou um campeonato de vôlei que contou com a participação de mais 100 jovens. Entre uma partida de outra, houve entrega de insumos, assim como informações sobre prevenção ao HIV.

Fast-Track Cities em Salvador

Salvador, signatário da Iniciativa Fast-Track Cities desde 2014, foi primeira cidade do Brasil a assumir o compromisso de acelerar a resposta ao HIV no âmbito municipal. Dez anos depois, as ações de promoção da resposta local ao HIV na cidade mostram como as organizações da sociedade civil e a gestão municipal de saúde podem trabalhar de forma conjunta para alcançar as pessoas que estão mais para trás.

A ONG Motirô, que promove ações de apoio grupos comunitários, esteve com representantes da saúde municipal para apresentar as políticas de prevenção desenvolvidas em Salvador, como a descentralização da resposta ao HIV e a expansão de Serviços de Atendimento Especializado, como o Multicentro de Saúde Carlos Gomes, que é referência em serviços ambulatoriais e tem um modelo de governança assistencial que promove à população soteropolitana um acolhimento humanizado, seguro e de qualidade.

Iniciativa Fast-Track Cities

A Iniciativa Fast-Track Cities é uma parceria global entre municípios e quatro principais organizações: o UNAIDS, a Associação Internacional de Provedores de Cuidados com a AIDS (IAPAC), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e a Cidade de Paris.

Abaixo, você confere o vídeo da visita realizada pelo UNAIDS nas cidades de Manaus e Salvador.

Verified by MonsterInsights