A 10ª edição do festival gay de música eletrônica Hell & Heaven aconteceu entre 15 e 18 de novembro, em Porto de Galinhas (PE), e reuniu quase 3 mil pessoas durante quatro dias de festa. Pela terceira edição seguida, o UNAIDS Brasil se uniu à DKT Internacional, dona da marca de preservativos Prudence, e aos organizadores do festival para promover mensagens sobre prevenção e zero discriminação, além da distribuição de preservativos.
Nesta edição, a ação do UNAIDS buscou conscientizar o público sobre a importância da prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), focando em prevenção combinada e em conceitos cientificamente comprovados como o indetectável = intransmissível. Além da distribuição de preservativos nos kits de boas-vindas e em totens espalhados pelos resorts que receberam os participantes do evento, a campanha buscou trazer informações de maneira leve e divertida sobre os principais temas envolvendo prevenção e discriminação em relação ao HIV.
Ao todo, foram distribuídas cerca de 6.000 camisinhas de diferentes estilos, com sabores e texturas variadas, além de avisos de porta com informações sobre prevenção combinada para os quartos, e cards com memes e mensagens de prevenção e discriminação.
O conceito da campanha foi desenvolvido a partir de memes populares na internet e especialmente mais utilizados pelo público gay nas redes sociais e que também representam diferentes tribos da população LGBTI+. Toda a campanha foi criada para passar a informação sobre prevenção de uma forma lúdica, combinando com o clima do festival.
De acordo com resultados preliminares de pesquisas do Ministério da Saúde, a prevalência do HIV entre gays e outros homens que fazem sexo com homens foi de 18,4% entre os de 18 anos ou mais.
(Foto de capa: Mateus Monteiro)