O Embaixador Internacional de Boa Bondade do UNAIDS, Kenneth Cole, fez um poderoso apelo à justiça social na resposta à AIDS durante sua intervenção no Fórum Social do Conselho de Direitos Humanos de 2017, que aconteceu em Genebra, Suíça, de 3 a 4 de outubro.
“Foi dito que o estigma já matou mais pessoas do que o HIV”, disse Cole. “Nas suas raízes, trata-se de intolerância e discriminação. A justiça social não é negociável.” Ao discursar na sessão Construindo Sinergias para a Saúde: Engajando Parceiros Diversos, Cole também enfatizou que todos os setores da sociedade, inclusive o setor privado, devem atuar juntos para acabar com a epidemia. “Eu acredito que as empresas trazem eficiência, economia e uma cultura de mudança”, disse ele.
O Fórum Social é uma reunião anual de três dias convocada pelo Conselho dos Direitos Humanos. O tema da sessão de 2017 do Fórum Social é a promoção e proteção dos direitos humanos no contexto da epidemia de HIV e outras doenças e epidemias transmissíveis.
Cole discursou no Fórum Social durante uma visita de três dias a Genebra, onde encontrou-se com o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, e se envolveu com funcionários do UNAIDS, ativistas da sociedade civil e funcionários de outras organizações envolvidas na resposta ao HIV.
Além de ser Embaixador Internacional de Boa Vontade do UNAIDS, Kenneth Cole também é presidente da Fundação para Pesquisa da AIDS (amfAR) e fundador da Coalizão pelo fim da AIDS (End AIDS Coalition).