Os Ministros da Saúde dos países membros do Grupo dos 20 (G20) se reúnem pela primeira vez em Berlim, Alemanha, de 19 e 20 de maio, para discutir uma resposta global coordenada aos desafios na área da saúde em todo o planeta. Os países membros do G20 estão se concentrando pela primeira vez na saúde global, reafirmando seu compromisso de colocar em prática a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos setores de saúde e desenvolvimento.
A saúde é um tema-chave para os três principais pilares da presidência alemã do G20—construir resiliência, melhorar a sustentabilidade e assumir responsabilidades.
As preocupações de saúde global, como os surtos de doenças infecciosas e a resistência antimicrobiana, serão os principais tópicos de discussão, dado o seu grave impacto sobre a vida e o bem-estar de milhões de pessoas, bem como sobre a economia global. Os ministros de saúde do G20 irão se concentrar na necessidade de reforçar os sistemas de saúde para garantir populações saudáveis, apoiar economias fortes e promover a proteção contra surtos de doenças com pandemias.
Ação coletiva e liderança duradoura serão necessárias para abordar questões críticas de saúde global, incluindo o fim da AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. O papel do G20 será crucial para desenvolver ações concertadas com objetivo de combater o HIV nos países do grupo—onde 15,4 milhões de pessoas vivem com o HIV e quase um milhão se infectaram com o HIV em 2015—bem como para defender a solidariedade global a fim de acelerar o progresso global. Atualmente, os países do G20 fornecem 84% do total da assistência oficial ao desenvolvimento para a AIDS em países de baixa e média renda.
Investir na resposta à AIDS terá um efeito multiplicador nas prioridades do G20, pois estimulará o progresso na resposta à tuberculose, fortalecerá os sistemas de saúde, criará empregos e gerará resultados na busca de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.