O Painel Global de Revisão sobre o Futuro do UNAIDS lançou uma consulta virtual que ficará disponível até 10 de fevereiro. O Painel quer receber ideias e recomendações sobre como a Junta de Coordenação do Programa (Programme Coordinating Board -PCB) pode ser aperfeiçoada e reforçada, a fim de melhor apoiar os países na eliminação da epidemia de AIDS.
A consulta virtual é aberta para todas as pessoas que queiram compartilhar suas visões.
A tarefa do Painel Global de Revisão é fazer recomendações para um UNAIDS autossustentável e adequado ao seu propósito. A consulta virtual procura dar voz a um extenso número de parceiros e a encorajar um engajamento significativo em questões relacionadas ao funcionamento do PCB. Os resultados da consulta virtual servirão de estímulo inicial para o relatório e as recomendações do Painel.
Os fóruns de discussão da consulta virtual são organizados em torno de três pilares fundamentais do PCB: trabalho conjunto, governança, bem como financiamento e transparência. Também há um fórum geral para a discussão sobre o valor agregado do UNAIDS.
A plataforma conta com o recurso de tradução automática para o português, oferecido pelo Google Tradutor (procurar pela barra de tradução no canto superior direito das páginas).
Citações
“Estou ansioso para ouvir a voz de pessoas jovens e de pessoas vivendo com HIV, especialmente daquelas que vivem em países mais atingidos pelo vírus, pois elas são a chave para o futuro da resposta à AIDS. Eu quero encorajá-las, e também outras populações mais vulneráveis e afetadas pelo HIV, a compartilhar suas ideias sobre como o UNAIDS pode ser fortalecido para melhor ajudá-las”
Awa Coll-Seck, Ministro da Saúde, Senegal, copresidente do Painel Global de Revisão sobre Futuro do UNAIDS
“Nossa consulta virtual fornece uma oportunidade para que os todos os parceiros do UNAIDS se engagem no trabalho de imaginar como o UNAIDS pode ser aperfeiçoado e reforçado para melhor apoiar a resposta global à AIDS. Nós estamos interessados na perspectiva dessas pessoas com quem o UNAIDS trabalha e a quem o UNAIDS serve cotidianamente – incluindo pessoas vivendo e afetadas pelo HIV, a sociedade civil, o setor privado e autoridades nacionais, bem como parceiros bilaterais, iniciativas globais e a própria família das Nações Unidas.”
Lennarth Hjelmåker, Embaixador Especial da Suécia para Saúde Global, copresidente do Painel Global de Revisão sobre o Futuro do UNAIDS