A 39ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), acontece em Genebra, na Suíça, de 6 a 8 de dezembro.
Durante a sessão de abertura, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, apresentou uma atualização sobre os progressos alcançados na resposta à AIDS e destacou os futuros desafios e oportunidades.
Em seu discurso de abertura, Sidibé falou sobre a necessidade de financiar adequadamente a resposta à AIDS, especialmente a sociedade civil, para colocar o mundo na Via Rápida (Fast-Track) para a Aceleração da Resposta rumo ao fim da epidemia de AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sidibé também enfatizou a necessidade de concentrar esforços na prevenção do HIV e na oferta de serviços relacionados ao vírus que sejam adequados para populações-chave mais vulneráveis, a fim de que ninguém seja deixado para trás.
O segmento temático da reunião acontecerá no último dia e abordará a situação da epidemia entre as pessoas de 50 anos ou mais vivendo com HIV ou em risco de adquirir o vírus; o impacto do envelhecimento com o HIV, incluindo para as populações-chave e mulheres vivendo com HIV; e a identificação de respostas nas áreas de saúde e social para pessoas com 50 anos ou mais.
A 39ª reunião da Junta do UNAIDS tem presidência da Suíça, com Gana atuando na Vice-Presidência e Equador na Relatoria.