O governo da Bélgica e o UNAIDS assinaram um novo acordo de financiamento plurianual para o período 2017-2020. O acordo foi formalizado em 24 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, pelo Diretor-Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé e Alexander De Croo, Vice-Primeiro-Ministro da Bélgica e Ministro da Cooperação para o Desenvolvimento.
O novo acordo renova a contribuição da Bélgica com o UNAIDS, que permanece em 4 milhões de euros por ano até 2020, anos cruciais para a concretização as Metas de Aceleração de Resposta ao HIV e para colocar o mundo no caminho para o fim da epidemia global de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.
Sidibé elogiou a Bélgica por seu apoio de longa data ao UNAIDS e por sua liderança política na resposta global à AIDS. O país tem sido um parceiro fundamental desde o início da epidemia e está entre os aliados mais fortes do UNAIDS em questões como a promoção dos direitos humanos no contexto do HIV, incluindo saúde e direitos sexuais e reprodutivos.
CITAÇÕES
“Estou muito satisfeito por trabalhar com o UNAIDS, especialmente em nossos países prioritários, África Ocidental e Central.”
ALEXANDER DE CROO, Vice-Primeiro Ministro da Bélgica e Ministro da Cooperação para o Desenvolvimento
“Desde o início da epidemia, a Bélgica tem sido um parceiro fundamental na resposta global à AIDS.”
Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS