Como parte do esforço global para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), países de todas as partes do globo relataram grandes avanços na saúde e no bem-estar de mulheres e crianças entre 1990 e 2015. A taxa global de mortalidade materna caiu 47% e a de mortalidade infantil diminuiu 49%.
No entanto, toda a celebração do progresso é relativizada pela triste realidade de milhões de mulheres, crianças, recém-nascidos e adolescentes que ainda morrem todos os anos – a maioria por causas evitáveis. Com a transição global da agenda dos ODM para a dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), devemos renovar nosso compromisso de manter a importância da Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil e Adolescente (conhecida na sigla em inglês como RMNCAH) na agenda global. Cumprir esta promessa é um imperativo prático bem como uma obrigação moral.
A Estratégia Global do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Saúde das Mulheres, Crianças e Adolescentes estabelece um plano de dar a cada mulher, criança e adolescente a oportunidade não só de sobreviver, mas de prosperar e transformar sua comunidade. Implementar a Estratégia Global e alcançar as metas propostas pelos ODS requer um nível de alinhamento e coordenação sem precedentes entre todos nós que trabalhamos no campo da RMNCAH.
Em nome das seis organizações responsáveis pela promoção e execução da agenda global de saúde do sistema da ONU – UNAIDS, UNFPA, UNICEF, ONU Mulheres, OMS e Banco Mundial – nós, abaixo assinados, estamos unidos no nosso compromisso de operacionalizar a Estratégia Global.
Com base na nossa tradição de trabalhar em conjunto para apoiar os países na realização dos ODM, nós, como membros do Grupo de Saúde H6 (anteriormente conhecido como o H4+), daremos apoio técnico coordenado aos esforços liderados pelos países para implementar a Estratégia Global e alcançar os objetivos ambiciosos dos ODS relacionados à saúde. Ao mesmo tempo, vamos continuar a defender programas de Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil e Adolescente (RMNCAH) que sejam baseados em evidências bem como políticas nos níveis global, regional e nacional.
Com a atual cadeira diretora do Grupo de Saúde H6 (2016-2018), o UNAIDS vai liderar a parceria no cumprimento do seu mandato para alavancar os pontos fortes e as capacidades de cada uma das seis organizações-membros, a fim de apoiar os países com peso elevado da epidemia em seus esforços para melhorar a sobrevivência, a saúde e o bem-estar de mulheres, recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Como representantes do Grupo de Saúde, renovamos nosso compromisso de implementar este mandato em apoio à Estratégia Global. Apelamos aos ativistas e defensores da RMNCAH de todo o mundo para se juntar a nós no cumprimento desse compromisso compartilhado com mulheres, crianças e adolescentes de todos os lugares.