A Junta de Coordenação do Programa, conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), atua como o corpo governante sobre todas as questões programáticas relativas à política, estratégia, finanças, acompanhamento e avaliação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
A direção executiva do UNAIDS, nomeada pelo secretário-geral da ONU, se reporta diretamente à Junta de Coordenação do Programa durante as reuniões semestrais.
A resolução 1994/24, adotada pelo ECOSOC em julho de 1994, além de aprovar o estabelecimento do UNAIDS, determinou a estrutura organizacional do novo organismo: a Junta.
A fim de desempenhar plenamente suas funções, a Junta é informada sobre todos os aspectos do desenvolvimento do UNAIDS e leva em consideração, em termos de estratégia e orientações técnicas, os relatórios e recomendações do Comitê das Organizações Copatrocinadores e do diretor executivo.
Além disso, o PCB analisa outros documentos apresentados por comitês consultivos científicos e técnicos estabelecidos pelo diretor executivo.
O PCB é composto por 22 Estados-Membros, eleitos entre os Estados-membros das Organizações, com a seguinte distribuição regional:
O mandato dos 22 membros eleitos é três anos.
Os termos iniciais dos membros deverão variar a fim de se obter um escalonamento da filiação. Após as eleições iniciais, aproximadamente um terço dos membros será substituído anualmente.
Entretanto, cada um dos copatrocinadores terá pleno direito de participação no PCB, mas sem direito a voto (ver os termos de referência do CCO no Anexo 1 deste Modus Operandi).
Cinco organizações não governamentais (ONGs), três de países em desenvolvimento e duas de países desenvolvidos ou países com economias em transição, serão convidadas a participar das reuniões do PCB, mas sem o direito de participar do processo formal de tomada de decisões e sem direito a voto (a resolução ECOSOC 1995/2 se refere).
Por fim, a seleção das cinco organizações não governamentais seria determinada pelas próprias ONGs entre as que estão em status consultivo com o ECOSOC ou em relação a uma das organizações copatrocinadoras ou na lista de ONGs que lidam com assuntos relativos ao HIV/AIDS. O PCB deverá aprovar formalmente as ONGs nomeadas. Os mandatos das ONGs selecionadas não deverão exceder três anos.
Manual de Governança do UNAIDS está disponível aqui.
A lista de Membros do Conselho de Coordenação do Programa UNAIDS 1996-2024 está disponível aqui.
A Composição do Conselho de Coordenação do Programa (PCB) em 2022 está disponível aqui.
Funcionamento do Conselho de Coordenação do Programa (PCB) está disponível aqui.
Se alguma inconsistência for identificada, por favor, enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o link da página e a inconsistência encontrada.