O UNAIDS lançou dia 18/6 a segunda rodada de sua pesquisa nacional para entender quais são as demandas de pessoas vivendo com HIV e vivendo com AIDS no contexto da pandemia de COVID-19. O objetivo é mobilizar o maior número possível de respostas dentro desta população nas cinco regiões do país. O novo questionário busca avançar na análise sobre os resultados da primeira rodada, realizada de 27 a 30 de março, no início das recomendações de distanciamento físico no Brasil.
A pesquisa ajudará o UNAIDS e seus parceiros a compreender também o impacto socioeconômico da COVID-19 sobre as pessoas que vivem com HIV e que vivem com AIDS.
“Na primeira rodada, no início da pandemia, queríamos entender como estava o acesso a informações, a medicamentos e insumos básicos e saúde mental”, relembra Cleiton Euzébio de Lima, diretor interino do UNAIDS no Brasil. “Para esta segunda rodada, incluímos perguntas importantes sobre renda e acesso a programas de auxílio do governo para compreender como a ONU pode melhor apoiar na construção de um plano de resposta ao impacto socioeconômico da pandemia. O objetivo é elaborar recomendações e projetos concretos com foco nas necessidades das pessoas vivendo com HIV e vivendo com AIDS.”
Os resultados da pesquisa também ajudarão o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) – e seus 11 copatrocinadores da família da ONU – a desenhar estratégias de médio e longo prazo para a resposta ao HIV no Brasil. Além disso, os dados têm sido utilizados também como ferramenta para ações de adcvocacy, especialmente em questões relacionadas ao acesso a serviços de saúde.
A construção deste segundo questionário contou com as contribuições das redes de pessoas vivendo com HIV e vivendo com AIDS – Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+) e o o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) -, dos representantes da ANAIDS eleitos para o Grupo Temático Ampliado da ONU sobre HIV/AIDS (GT UNAIDS) e do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde.
Veja um resumo dos resultados da primeira rodada da pesquisa nacional do UNAIDS com pessoas vivendo com HIV e vivendo com AIDS no contexto da pandemia de COVID-19.
Conheça mais sobre os resultados da primeira rodada desta pesquisa.