Gana comprometeu-se em doar 200 mil dólares para apoiar o trabalho do UNAIDS. A promessa foi feita ao final da 40ª Reunião da Junta de Coordenação do UNAIDS (PCB), que aconteceu em Genebra, na Suíça, de 27 a 29 de junho de 2017.
Falando sobre seu papel como presidente do PCB para 2017, o Ministro da Saúde de Gana, Kwaku Agyeman-Manu, disse: “Através de nossa promessa demonstramos nossa vontade de contribuir para a luta contra a doença”.
Com a contribuição, Gana tornou-se um dos principais doadores africanos para o UNAIDS e acompanha os recentes compromissos de outros países do continente em financiamento para o UNAIDS. Ao tornar-se presidente do PCB no início de 2017, Agyeman-Manu salientou que Gana trabalharia em estreita colaboração com o UNAIDS para atingir o objetivo coletivo de alcançar o fim da AIDS até 2030.
O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé agradeceu a Gana por sua promessa. “O compromisso de Gana em doar 200 mil dólares para o UNAIDS é outro exemplo da África aumentando seu investimento na resposta à AIDS”, afirmou. “A responsabilidade compartilhada é vital para que o mundo alcance seu compromisso de acabar com a epidemia de AIDS até 2030”, acrescentou.