
A 2ª edição da Campanha de Mobilização Virtual do hospital Emílio Ribas foi lançada nesta quarta-feira (24/11), na sede do hospital em São Paulo, com a presença da Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS, Wanessa Camargo, autoridades locais e outras celebridades. A campanha é fruto de uma parceria entre o Instituto Emílio Ribas, o UNAIDS no Brasil, o Fundo PositHIVo e o Catraca Livre. O objetivo é conscientizar a população em geral, e em especial o jovens, sobre a prevenção ao HIV.
Ao lado de outras celebridades, autoridades locais e da Diretora do UNAIDS, Georgiana Braga-Orillard, a participação de Wanessa no lançamento da campanha também marcou a celebração um ano de atuação da cantora como Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS. No ano passado, o apoio ao lançamento da 1ª edição da campanha do Emílio Ribas foi uma de suas primeiras missões.
Luiz Carlos Pereira Junior, Diretor do hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, Infectologista do Emílio Ribas, Wanessa Camargo, Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil, e Maria Clara Gianna, Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo. Foto: Hélvio Romero.
“Só vamos frear a epidemia se o preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV acabarem. As pessoas se afastam dos serviços de saúde por medo do preconceito. A maior barreira em relação ao HIV é a discriminação”, disse Wanessa. “Por isso, gostaria de convidar todo mundo aqui a fazer uma reflexão importante: e se fosse com você? Quando a gente se coloca no lugar do outro, nossa visão muda. Nossa atitude muda. E é essa transformação que nós precisamos ver na sociedade se quisermos acabar com a epidemia.”
“Na rede de jovens vivendo com HIV, descobri que podia viver com o vírus e que sou muito mais forte que ele”, disse Renata Ferreira, voluntária da Fundação Poder Jovem, que promove cultura, atividades de acolhimento e estímulo ao desenvolvimento psicológico, físico, afetivo e social de adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS por meio do auxílio de voluntários e educadores capacitados.
Renata participou do lançamento da campanha vestindo uma das peças exclusivas da artista e ativista Adriana Bertini, produzida com preservativos que são rejeitados nos processos de controle de qualidade. Este e outros vestidos exibidos durante o lançamento da Campanha fazem parte do projeto conhecido como Condom Couture, que confecciona roupas como forma de conscientização, por meio da arte, sobre o uso de preservativo e a prevenção ao HIV.
Renata falou sobre sua vivência de crescer com o HIV no lançamento da campanha. Foto: Hélvio Romero
A Diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard falou sobre os dados mais recentes da epidemia, divulgados pelo UNAIDS como parte das celebrações do Dia Mundial contra a AIDS 2016. “Já temos mais de 18 milhões de pessoas em tratamento no mundo, essa era uma das metas que tínhamos que alcançar e chegamos lá”, destacou. “Hoje, as pessoas soropositivas vivem mais, então, estamos falando do indivíduo, do cuidar da pessoa com HIV desde bebê até a velhice.”
Também estavam presentes no evento os cantores Simony, MC Gui, Tiê, Filipi Catto e Patrícia Marx, além do ator Dalton Vigh, do humorista Daniel Zuckerman, as apresentadoras Mariana Scaranzi e Marina Person, entre outros famosos convidados que compareceram para apoiar a causa e trazer visibilidade às ações de prevenção ao HIV e de promoção dos princípios de zero discriminação.
Mobilização Virtual
A ação promovida pela campanha consiste em um aplicativo gratuito que fornece informações acerca do HIV e que permite que um laço vermelho seja adicionado à foto de perfil de cada usuário. O app insere automaticamente o laço vermelho na foto de perfil do Facebook. Caso o usuário queira fazer o mesmo para outras redes sociais, é necessário salvar a foto e inseri-la manualmente no Twitter ou Instagram.
Artistas e celebridades adotam o laço vermelho da Mobilização Virtual contra a AIDS nas fotos de perfil de suas redes sociais. Foto: Instituto Emílio Ribas/Facebook
Criado em 1991, o laço vermelho é o símbolo internacional de solidariedade e compromisso na resposta ao HIV. O aplicativo pode ser encontrado na página oficial do UNAIDS Brasil no Facebook, no link https://apps.facebook.com/diadelutacontraaids/ e pelas hashtags #BoraSeCuidar e #SeJogaNaPrevenção.
Veja mais fotos do lançamento abaixo: