#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Gente, me ajuda, fui ao cabeleireiro, ele se cortou com a navalha que estava usando em mim, limpou o navalhete passou álcool e trocou a navalha, tem risco de HIV?

Gente, me ajuda, fui ao cabeleireiro, ele se cortou com a navalha que estava usando em mim, limpou o navalhete passou álcool e trocou a navalha, tem risco de HIV?

Tendo em vista que ele trocou a navalha e não a reutilizou, não existe risco de HIV. A infecção pelo HIV precisa de condições específicas para acontecer. “De acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos):

 

  • O risco médio de infecção por HIV após uma exposição, por agulha ou corte, ao sangue contaminado por HlV é de 0,3% (ou seja, três décimos de um por cento, ou cerca de 1 em 300). Dito de outra forma, 99,7% das exposições por corte e agulha não levam à infecção.
  • O risco após a exposição do olho, nariz ou boca ao sangue contaminado pelo HIV é estimado em média 0,1% (1 em 1000).
  • O risco após a exposição da pele não intacta ao sangue contaminado por HIV é estimado como inferior a 0,1%. Uma pequena quantidade de sangue na pele intacta provavelmente não representa qualquer risco. Não há casos documentados de transmissão do HIV por causa de uma exposição envolvendo uma pequena quantidade de sangue.”

 

Em caso de dúvida, o mais indicado é procurar um centro de saúde para que um médico avalie a situação e recomende ou não o uso da profilaxia pós-exposição (PEP). A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista o risco de infecção com o HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo—por isso a importância de se iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o contato: em, no máximo, 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias.

 

Fontes: CDC e UNAIDS Brasil – Prevenção Combinada

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!