#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Eu e meu namorado fizemos o exame de HIV, o dele deu positivo e o meu negativo. Preciso repetir o exame?

Eu e meu namorado fizemos o exame de HIV, o dele deu positivo e o meu negativo. Preciso repetir o exame?

Se você teve relações desprotegidas com o seu namorado a menos de 30 dias, é importante repetir o teste. O HIV possui uma janela imunológica que, na maioria das vezes, dura 30 dias, o que quer dizer que, neste período, mesmo que a pessoa tenha sido infectada, existe a possibilidade de o resultado do seu teste dar um “falso negativo”.

Portanto, o aconselhável é que você aguarde mais pelo menos 30 dias e repita o teste para um resultado mais preciso. Durante este período é importante se prevenir em todas as relações sexuais e, se seu teste de HIV der positivo, você deve consultar o seu médico assim que possível para começar o tratamento.

Atualmente as formas tanto de tratamento quanto de prevenção evoluíram e a relação sorodiferente está cada vez mais tranquila. Se a pessoa que vive com HIV estiver em tratamento antirretroviral, ela pode ficar com a carga viral indetectável. Diversos estudos têm demonstrado que, nesses casos, uma pessoa com carga viral indetectável e sem outra infecção sexualmente transmissível reduz a quase zero suas chances de transmitir o vírus.

 

A PrEP também é outro recurso que surge para dividir ainda mais a responsabilidade da prevenção entre parceiros sexuais. Ela consiste na utilização do medicamento antirretroviral por aqueles indivíduos que não estão infectados pelo HIV, mas que se encontram em situação de elevado risco de infecção. Com o medicamento já circulante no sangue no momento do contato com o vírus, a chance do HIV conseguir se estabelecer no organismo é reduzida em mais de 90%.

 

Além disso, existe sempre a camisinha que, associada ao lubrificante à base de água, é uma forma de se prevenir tanto contra o HIV quanto contra outras ISTs.

 

Para saber mais acesse UNAIDS Brasil – Prevenção Combinada

 

Fontes: UNAIDS Brasil – Prevenção Combinada e Ministério da Saúde

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!