#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Digamos que eu contraia o vírus HIV. Vou ter que tomar os remédios antirretrovirais todos os dias? Para sempre?

Digamos que eu contraia o vírus HIV. Vou ter que tomar os remédios antirretrovirais todos os dias? Para sempre?

Sim. A infecção pelo HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento. O tratamento para o HIV é denominado comumente de terapia antirretroviral—conhecido também pela sigla TARV—e é fundamental para melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, além de diminuir drasticamente as chances de transmissão do vírus a outras pessoas. Nos casos em que não há acesso ou boa adesão ao tratamento, o HIV pode tornar o sistema imunológico insuficiente para que o próprio corpo se defenda e responda a doenças oportunistas, o que leva ao desenvolvimento da síndrome conhecida como AIDS. Por isso, é importante aderir ao tratamento e seguir corretamente com a terapia antirretroviral em caso de diagnóstico positivo para o HIV.

 

Ah, uma dica: o termo “vírus HIV” é redundante, já que a sigla HIV quer dizer vírus da imunodeficiência humana. Basta, portanto, dizer HIV quando quiser se referir ao vírus.

 

Fonte: UNAIDS Brasil – Prevenção Combinada

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!