Dia Mundial Contra a AIDS de 2018

Conheça seu estado sorológico para o HIV

No Dia Mundial Contra a AIDS de 2018, o teste de HIV está sendo levado para o centro das atenções. E por um bom motivo.

Por que eu devo fazer o teste?

Em todo o mundo, 37 milhões de pessoas vivem com HIV, o número mais alto da história, mas cerca de 25% não sabe que vive com o vírus.

Conhecer seu estado sorológico para o HIV tem muitas vantagens: é um ponto de entrada essencial para serviços de tratamento, prevenção, cuidados e apoio ao HIV. As pessoas que recebem o resultado positivo devem estar vinculadas à terapia antirretroviral para continuar vivas e saudáveis e, quando a carga viral for suprimida, prevenir a transmissão do vírus.

Conhecer seu estado sorológico para o HIV também permite que as pessoas tomem decisões informadas sobre as opções de prevenção ao HIV, incluindo serviços para evitar que crianças sejam infectadas pelo HIV, preservativos masculinos e femininos, serviços de redução de danos para pessoas usam drogas, circuncisão médica cirúrgica, profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP).

Quais são os “5 pilares”?

Todas as formas de teste de HIV devem respeitar 5 pilares essenciais: consentimento, confidencialidade, aconselhamento, resultados de testes corretos e conexão (vinculação a serviços de prevenção, tratamento e cuidados). Governos e prestadores de serviços de saúde são responsáveis ​​por garantir que todas as formas de teste incluam os 5 pilares. Cada tipo de teste tem suas vantagens, mas também seu conjunto próprio de circunstâncias que precisam ser abordadas para garantir que sigam os 5 pilares.

  • Consentimento
  • Confidencialidade
  • Aconselhamento
  • Resultados de testes corretos
  • Conexão (vinculação a serviços de prevenção, tratamento e cuidados)
Dados atualizados
  • 9,4 milhões de pessoas vivendo com HIV não conhecem seu estado sorológico para o HIV
  • 1,8 milhão de pessoas foram infectadas pelo HIV em 2017
  • 8,1 milhões de pessoas que vivem com HIV em tratamento relataram ter acessado testes de carga viral em 201
Brochura do Dia Mundial contra a AIDS 2018 – Viva a Vida Positivamente