II Seminário sobre saúde, trabalho, direitos e inclusão social da população trans

Entre os dias 28 e 29 de janeiro de 2021 aconteceu em Brasília o II Seminário sobre Saúde, Trabalho, Direitos e Inclusão Social da População Trans. O evento ocorreu no âmbito do Grupo de Trabalho Gênero, Raça e Etnia, da Organização das Nações Unidas (GT-GRE/ONU), no contexto da Campanha da ONU Livres & Iguais e Zero Discriminação, sob a coordenação do Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (ACNUDH) e do Programa Conjunto sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil, e contou com o apoio institucional da UNESCO, UNFPA, OIT e das Embaixadas da Austrália, Canadá, Países Baixos e Reino Unido. O seminário buscou fomentar discussões amplas sobre elaboração, implementação e execução de políticas públicas destinadas à garantia da saúde, trabalho digno e inclusão social da população trans de forma transdisciplinar e interseccional.

Abaixo estão os materiais que foram lançados durante o seminário.

2022

Programação Seminário

Durante o evento, temas relevantes para a comunidade trans serão debatidos em mesas de discussões e especialistas responderão perguntas enviadas pelo público via formulário de inscrição. Pessoas trans e Mercado de Trabalho e Acessibilidade, Inclusão e Interseccionalidades são alguns dos assuntos das mesas de discussões.

A programação completa pode ser conferida aqui.

 

Pesquisa sobre vivências reais de crianças e adolescentes transgêneres dentro do sistema educacional brasileiro

O e-book traz uma série de dados e depoimentos sobre as experiências, dificuldades e desafios de crianças e adolescentes transvestigêneres no sistema de ensino do Brasil.

Dividido em 7 capítulos, o e-book aborda temas como bullying, protocolos possíveis para crianças e adolescentes transgêneres e fundamentos jurídicos para a proteção integral à criança e ao adolescente transgênere no Brasil.

Todo o conteúdo da pesquisa pode ser acessado aqui

 

Zero Discriminação: contos sobre histórias de vidas e as epidemias de hiv 

Escrito por Julia Dantas e com ilustrações de Pablito Aguiar, o livro apresenta 5 contos que ilustram as diversas formas de opressão e desigualdade social que se cruzam no estigma e na discriminação quando associados ao HIV, e revela a interseccionalidade na vida e na experiência das pessoas infectadas e afetadas pelo HIV.

O livro Zero Discriminação: contos sobre histórias de vidas e as epidemias de hiv pode ser acessado aqui.

 

Vamos falar sobre a saúde integral das travestis e mulheres trans?

A promoção da saúde integral, sexual e reprodutiva das travestis e mulheres transexuais é um dever do Estado e um direito dessa população, garantido pela Constituição Federal de 1988, pelo Sistema de Saúde (SUS). Esta cartilha tem o objetivo de é levar às travestis e mulheres trans informações sobre assuntos importantes relacionados ao seus corpos e vidas.

O conteúdo completo da cartilha pode ser acessado aqui.

 

Vamos falar sobre a saúde sexual das travestis e mulheres trans?

Se você se identifica como travesti ou mulher transexual, esta cartilha foi feita para você. O objetivo é levar a você informações sobre como se transmite e se previnem infecções sexualmente transmissíveis (IST).  Aqui você encontrará diversas informações sobre quais são as IST mais comuns, as formas de transmissão e os meios de prevenção, considerando as várias orientações e as práticas sexuais que fazem parte das mais diversas formas de ser trans.

O conteúdo completo da cartilha pode ser acessado aqui.

 

Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2021

O dossiê é apresentado ao público em duas partes. Na parte I, é apresentado os dados de assassinatos em 2021, destrinchando por estado, região, no exterior, e detalha o perfil das vítimas como idade, raça e gênero. Na parte II, são as violações de direitos humanos e outras violências como a negativa de aplicação da Lei Maria da Penha para a proteção de mulheres trans. 

Uma leitura imprescindível.

Os dados completos do dossiê podem ser acessados aqui.

 

Pesquisa Diversidade Aprendiz

O mercado de trabalho formal ainda é um tema sensível e de baixo acesso às pessoas trans. O Projeto Diversidade Aprendiz tem o intuito criar um mapa, junto com empresas, para identificar dificuldades, barreiras de entrada, oportunidades e demandas necessárias para a promoção de diversidade e inclusão nos processos seletivos e nas políticas internas de permanência e ascensão no local de trabalho.

Os dados completos da pesquisa podem ser acessados aqui.

 

Visibilidade Trans: I Seminário Sobre Saúde, Trabalho, Direitos e Inclusão Social para a População Trans

Este documento traz toda a programação e um compilado dos acontecimentos que ocorreram durante o I Seminário Sobre Saúde, Trabalho, Direitos e Inclusão Social para a População Trans entre os dias 29 e 30 de janeiro de 2020.

Assuntos como interseccionalidade de raça, etnia, geração de representação e conhecimento trans na saúde e acesso e cuidado integral de pessoas trans: resposta à sinergia de vulnerabilidades ao HIV e outras IST, uso abusivo de álcool, trabalho sexual e situação de rua e outras drogas foram abordados no seminário.

Os dados do relatório podem ser acessados aqui.

Campanha #RespeitaMeuNome

O vídeo de 5 minutos dá um passo a passo de qual o melhor caminho para realizar a retificação do nome para pessoas trans nos documentos oficiais. Ainda explica sobre o que é nome social, quais dados podem ser retificados nos cartórios e decisão do STF que passou a garantir essa modificação como um direito das pessoas trans.

O vídeo da campanha pode ser acessado aqui.

Projeto PRIDE

O projeto “PRIDE: Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no mundo do trabalho” desenvolve as habilidades profissionais e promover os direitos, a equidade e a inclusão da população LGBTQIA+, com foco nas pessoas trans.

O vídeo da campanha pode ser acessado aqui.

A Dor e a Delícia das Transmasculinidades no Brasil

A publicação A Dor e a Delícia das Transmasculinidades no Brasil foi motivada pelo ímpeto de apoiar essas vozes e de amplificar o debate sobre as lutas de homens trans e transmasculines. É uma contribuição para o fortalecimento do movimento de homens trans e transmasculinos em todo o Brasil.

Os dados da publicação podem ser acessados aqui.

 

Uma Carta Insone

O curta-metragem Uma Carta Insone foi produzido por uma parceria entre o UNAIDS, GT Saúde LGBTQI+/Abrasco, UFRGS e IFRS. O material faz parte do curso Zero Discriminação e HIV/AIDS. O curta é estrelado pela artista Valéria Barcelos em um conto adaptado da escritora Júlia Dantas.

O curta Uma Carta Insone pode ser conferido aqui.

Verified by MonsterInsights