
A Junta de Coordenação do Programa, conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), atua como o corpo governante sobre todas as questões programáticas relativas à política, estratégia, finanças, acompanhamento e avaliação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). O Diretor Executivo do UNAIDS, nomeado pelo Secretário-Geral da ONU, se reporta diretamente à Junta de Coordenação do Programa durante as reuniões semestrais.
A resolução 1994/24, adoptada pelo ECOSOC em julho de 1994, além de aprovar o estabelecimento do UNAIDS, determinou a estrutura organizacional do novo organismo: a Junta.
A fim de desempenhar plenamente suas funções, a Junta é informada sobre todos os aspectos do desenvolvimento do UNAIDS e leva em consideração, em termos de estratégia e orientações técnicas, os relatórios e recomendações do Comitê das Organizações Copatrocinadores e do Diretor Executivo. Além disso, o PCB analisa outros documentos apresentados por comités consultivos científicos e técnicos, estabelecidos pelo Diretor Executivo.
As funções da Junta de Coordenação do Programa são:
Por fim, a Junta conta com representantes de 22 governos de todas as regiões geográficas, das agências copatrocinadoras e cinco representantes de organizações não governamentais, incluindo associações de pessoas vivendo com HIV.
Acesse abaixo os principais documentos sobre a composição atual da Junta e seu modus operandi: