Infográficos

2024

O UNAIDS apresentou na 67ª reunião da Comissão das Nações Unidas sobre Drogas Narcóticas, realizada em Viena, o relatório “Metas Globais 2025 para pessoas que usam drogas“. Neste documento o UNAIDS pede a ampliação urgente dos serviços para prevenir novas infecções por HIV e hepatites virais entre pessoas que usam drogas.

Globalmente, cerca de 145 países mantêm legislações que criminalizam pequenas quantidades de drogas, e uma média de 30% de pessoas que usam drogas injetáveis afirmam ter sofrido algum estigma e discriminação nos últimos 12 meses.

Para ter acesso aos dados do infográfico, em português, acesse aqui.

2023

O UNAIDS divulgou o snapshot Retrato do País em 2022: Brasil. Este documento usa dados do Relatório Global sobre AIDS 2023 e traz informações sobre nova tendência de infecções de HIV, prevalência de HIV em percentual em diferentes populações-chave, comportamento e resposta, progresso em direção às metas de 95-95-95 são apresentadas.

Para ter acesso aos dados do infográfico, em português, acesse aqui.

2022

Em 2022, o UNAIDS divulgou o snapshot Retrato do País em 2021: Brasil. Neste documento, que usa dados do Relatório Global sobre AIDS 2022, Pesquisas Serológicas e Relatórios do Progresso da Resposta Global à AIDS de 2022 e Estimativas Epidemiológicas do UNAIDS 2022, informações sobre nova tendência de infecções de HIV, prevalência de HIV em percentual em diferentes populações-chave, comportamento e resposta, prevenção da transmissão vertical (PTV),  progresso em direção às metas de 90-90-90 (de 2021) são apresentadas.

Para ter acesso aos dados do infográfico, em português, acesse aqui.


A tuberculose (TB) é a principal causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV, sendo responsável por cerca de um terço das mortes relacionadas à AIDS em todo o mundo e, pela primeira vez desde 2006, o número de mortes por tuberculose aumentam entre pessoas que vivem com HIV.

Todos os esses dados estão inseridos no Relatório Global de Tuberculose de 2021, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que em 2020, 214 mil pessoas morreram por tuberculose.

Para acessar os dados do infográfico acesse aqui, e os dados completos podem ser conferidos aqui (em inglês).


Mulheres e meninas constituem mais da metade dos 37,7 milhões de pessoas que vivem com HIV. O fim da AIDS até 2030 exige que abordemos os diversos papéis das mulheres e meninas, colocando-as no centro da resposta.

Neste infográfico, os dados estão divididos por país.  Ao todo, 20,2 milhões de mulheres e meninas vivem com HIV no mundo.

Os dados completos do infográfico podem ser conferidos aqui.

2021

O infográfico 40 anos da resposta à AIDS mostra em ordem cronológica os principais acontecimentos desde quando houve o primeiro diagnóstico ainda na década de 80 do século passado.

Dividido em 4 etapas que representam os 40 anos, o infográfico mostra que em 1982 houve o primeiro diagnóstico de AIDS. Já entre 1991 e 1993, mulheres grávidas entraram no radar de autoridades públicas devido a alta prevalência entre este grupo. Ainda nesta década, no ano de 1996, houve a criação do UNAIDS, e em 1997 o Brasil assume protagonismo por ser o primeiro país a fornecer antirretrovirais em seu sistema público de saúde.

Como atividade mais recente, em 2021 é adotada a nova Estratégia Global para AIDS com foco em acabar com as desigualdades para acabar com a AIDS.

Os dados completos do infográfico podem ser conferidos aqui.


A pesquisa Demandas de pessoas vivendo com HIV no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil, respondida por quase 3.000 pessoas vivendo com HIV e AIDS no Brasil, aponta que 42,9% esperam apoio das instituições de governo e de ONGs para a provisão de serviços de assistência social, incluindo alimentação. Segue abaixo outros números da pesquisa:

  • 46% consideravam ter informações insuficientes sobre a relação entre a COVID-19 e o HIV;
  • Cerca de 13% não estavam conseguindo permanecer em casa, sendo:
    • 48,6% porque precisavam trabalhar e não tinham a opção de ficar em casa;
    • 34,7% porque tinham medo de revelar que vivem com HIV.

Os dados são de um levantamento online feito pelo escritório do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS), entre os dias 27 e 31 de março deste ano.

Acesse o infográfico completo aqui e a matéria completa aqui.


Em março de 2021, a Junta de Coordenação do Programa (PCB) adotou em consenso a Nova Estratégia Global para AIDS 2021-2026 para acabar com a epidemia da AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

O Secretariado do UNAIDS e seus 11 copatrocinadores trabalharam para desenvolver a nova estratégia, que recebeu contribuições de mais de 10 mil partes interessadas de 160 países.

Todos os dados do infográfico podem ser conferidos aqui e o conteúdo completo da nova estratégia aqui (em inglês).

2020

O infográfico Fatos Sobre as Desigualdades mostra diversas faces da desigualdade e como ela é acentuada em populações-chave e/ou que são mais suscetíveis à vulnerabilidade. 

A imagem possui informações sobre vacinação para COVID-19 e diferença de custos em países africanos e europeus, discriminação no setor de saúde, falta de educação ou evasão escolar para meninas, situação de extrema pobreza e ambiente de trabalho.

Todas essas informações dão um panorama de como a desigualdade atua simultaneamente em diversas frentes e deixa evidente quais são as populações mais afetadas por ela. 

Os dados completos do infográfico podem ser conferidos aqui.

2019

Existem 19 países que deportam pessoas que vivem com HIV com base apenas no estado sorológico para o HIV.

Em outros 11 países, a permanência de curta e/ou longa duração é proibida com base no estado sorológico para o HIV.

Já em 18 países, alguma forma de restrição de entrada, permanência ou residência é imposta para PVHIV, baseados em estado sorológico.

A lista completa dos países com ou sem restrições pode ser acessada aqui (em português) e aqui (em inglês).

2017

Dados precisos e de credibilidade sobre a epidemia do HIV são um marco na resposta à AIDS. O UNAIDS lidera um dos bancos de dados mais extensos sobre a epidemologia, cobertura de programa e financiamento do HIV e, em 2017, o UNAIDS publica o Dados do UNAIDS – 2017 com informações mais atualizadas e confiáveis sobre epidemia de HIV.

Os dados específicos para o Brasil em português podem ser acessados aqui, e os dados completos divididos por país podem ser conferidos aqui (em inglês).


Medicamentos salvam vidas, previnem novas infecções pelo HIV, incluindo a transmissão vertical, que é quando o vírus é transmitido de mãe para filho.

A profilaxia pós-exposição (PEP) e a profilaxia pré-exposição (PrEP) restaura o respeito e a dignidade das pessoas em maior risco de infecção e pessoas vivendo com HIV. Outros medicamentos previnem a tuberculose (TB) e as mortes relacionadas à TB, restabelecendo emprego e reduz mortalidade materna.

Para saber mais sobre O poder dos medicamentos antirretrovirais: as metas de tratamento 90-90-90 para todos, o conteúdo pode ser conferido aqui.

2016

estrategiaunaids20162021Na 37ª reunião, a Junta de Coordenação do Programa (PCB)  adotou uma nova estratégia para acabar com a epidemia da AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

A Estratégia UNAIDS 2016-2021 é uma das primeiras no sistema das Nações Unidas a ser alinhada às Metas de Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceram o marco para a política de desenvolvimento global nos próximos 15 anos, incluindo o fim da epidemia da AIDS até 2030.

A estratégia do UNAIDS pode ser conferido em PDF aqui.


20150826fasttrackSem a aceleração da resposta ao HIV, o ritmo de crescimento da epidemia da AIDS vai continuar a superar o da resposta, aumentando a necessidade de longo prazo por tratamento de HIV e aumentando custos no futuro.

O projeto Fast-Track Cities foi criado para acelerar os resultados das respostas ao HIV, possibilitando que cidades que tenham indicadores negativos possam melhorar os índices gerais.

Os dados gerais do Acelerando a resposta (Fast-Track) podem ser acessados aqui.

2008

(não) Bem-vindo – alterações nas restrições de 2008 a 2015
20150826naobemvido

Como as restrições de viagem mudaram de 2008 para 2015.

Os dados do documento podem ser acessados aqui.


(não) Bem-vindo

20150826naobemvindoPara muitos milhões de pessoas vivendo com HIV ao redor do mundo, restrições de viagem são um lembrete diário de que elas não possuem liberdade de se movimentarem pelo mundo.

Os dados do documento podem ser acessados aqui.


10496120_755177287895223_8514351304395174013_o

Questões enfrentadas pelas populações que estão sendo deixadas para trás que estão sendo deixadas para trás na resposta à AIDS.

Os dados do documento podem ser acessados aqui.

Se alguma inconsistência for identificada, por favor, informar ao UNAIDS via e-mail [email protected] com o link da página e a inconsistência encontrada.

Verified by MonsterInsights