#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Transei com uma mulher sem camisinha e ela sangrou no meu pênis. Se ela tiver HIV, qual o risco de me contaminar?

Transei com uma mulher sem camisinha e ela sangrou no meu pênis. Se ela tiver HIV, qual o risco de me contaminar?

Primeiramente, é importante saber que contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças. Quando descrevemos o processo de transmissão do vírus de uma pessoa para outra, devemos dizer que a pessoa foi “infectada” com HIV e não “contaminada”

 

No caso desse tipo de relação, ela se configura uma relação de risco e, assim, existe a chance de que você tenha contraído o HIV. O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

 

Caso a relação tenha acontecido a menos de 72 horas, você deve procurar um médico para que ele avalie a situação em relação à recomendação do uso da profilaxia pós-exposição (PEP). A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista o risco de infecção com o HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo—por isso a importância de se iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o contato: em, no máximo, 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias.

Fonte: Guia de Terminologia UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!