#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Transar no motel é seguro? Sei que tenho que usar camisinha, mas mesmo assim, esses lugares costumam ser sujos. Será que o ambiente, lençol, etc… será que é tudo contaminado de AIDS?

Transar no motel é seguro? Sei que tenho que usar camisinha, mas mesmo assim, esses lugares costumam ser sujos. Será que o ambiente, lençol, etc… será que é tudo contaminado de AIDS?

Não. Primeiramente é importante saber que a AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma definição epidemiológica baseada em sinais e sintomas clínicos. É causada pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana. A AIDS não é simplesmente uma deficiência imunológica. O HIV destrói a capacidade do organismo de combater infecções e doenças, que podem levar à morte. A terapia antirretroviral diminui a replicação do vírus e pode aumentar em muito a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da pessoa que vive com HIV. Atualmente, muitas pessoas que vivem com HIV nem chegam a desenvolver a AIDS.

 

Em segundo lugar, é importante entender como a transmissão do HIV se dá. O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, beijar, dividir objetos ou alimentos, ou usar a mesma cama ou roupa de cama, como neste caso específico.

 

Fontes: Lado BiFiocruz e UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!