#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Semana passada, transei sem camisinha com um cara, mas depois de 2 minutos, coloquei a camisinha. Tenho chance de pegar HIV?

Semana passada, transei sem camisinha com um cara, mas depois de 2 minutos, coloquei a camisinha. Tenho chance de pegar HIV?

Sim. Como houve a penetração e o contato entre mucosas, existe a possibilidade de infecção pelo HIV. Entretanto, a única maneira de determinar se a pessoa está infectada é fazendo o teste.

O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

 

Para obter informações sobre onde encontrar um teste de HIV, consulte o site do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/diagnostico-do-hiv

 

Se seu teste de HIV der positivo, você deve consultar o seu médico assim que possível para começar o tratamento.

 

Fontes: Fiocruz e UNAIDS Brasil.

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!