#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Se uma pessoa soropositiva estiver com o dedo cortado, sangrando, apertar minha mão, e logo em seguida eu for fazer xixi e estiver com um pouco de sangue na mão, sem perceber, colocar a mão no pênis posso pegar AIDS?

Se uma pessoa soropositiva estiver com o dedo cortado, sangrando, apertar minha mão, e logo em seguida eu for fazer xixi e estiver com um pouco de sangue na mão, sem perceber, colocar a mão no pênis posso pegar AIDS?

O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o líquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação ou no trabalho de parto e durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

 

“De acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos):

 

  • O risco médio de infecção por HIV após uma exposição por agulha ou corte ao sangue infectado por HlV é de 0,3% (ou seja, três décimos de um por cento, ou cerca de 1 em 300). Dito de outra forma, 99,7% das exposições por corte e agulha não levam à infecção.
  • O risco após a exposição do olho, nariz ou boca ao sangue infectado pelo HIV é estimado em média 0,1% (1 em 1000).
  • O risco após a exposição da pele não intacta ao sangue infectado por HIV é estimado como inferior a 0,1%. Uma pequena quantidade de sangue na pele intacta provavelmente não representa qualquer risco. Não houve casos documentados de transmissão do HIV devido a uma exposição que envolve uma pequena quantidade de sangue na pele intacta (algumas gotas de sangue na pele por um curto período de tempo).”

 

Probabilidade Estimada por Ato de Contrair HIV de uma Fonte Infectada, por Exposição*

 

Tipo de Exposição Risco por 10.000 exposições
Parentérica
Transfusão de sangue 9.250
Compartilhamento de seringas para uso de drogas 63
Percutâneo (com agulha) 23
Sexual
Sexo anal receptivo 138
Sexo anal insertivo 11
Sexo pênis-vagina receptivo 8
Sexo pênis-vagina insertivo 4
Sexo oral receptivo Baixo
Sexo oral insertivo Baixo
Outros**
Mordendo Negligenciável
Cuspindo Negligenciável
Arremessando fluidos corporais (incluindo sêmen ou saliva) Negligenciável
Compartilhando brinquedos sexuais Negligenciável

 

* Fatores que podem aumentar o risco de transmissão do HIV incluem doenças sexualmente transmissíveis, infecção por HIV em fase aguda e tardia e alta carga viral. Fatores que podem diminuir o risco incluem uso de preservativo, circuncisão masculina, tratamento anti-retroviral e profilaxia pré-exposição. Nenhum desses fatores é contabilizado nas estimativas apresentadas na tabela.

 

** A transmissão do HIV através destas rotas de exposição é tecnicamente possível, mas improvável e não está bem documentada.

 

Fontes: CDCFiocruz e UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!