#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Se uma mulher fizer sexo com outra mulher e uma delas tiver AIDS pode infectar a outra?

Se uma mulher fizer sexo com outra mulher e uma delas tiver AIDS pode infectar a outra?

Sexo entre mulheres é sexo, portanto sua prática é passível de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, tanto através do sexo oral quanto do compartilhamento de acessórios. A transmissão de doenças como sífilis, herpes genital, HPV, ou mesmo tricomoníase, gonorreia e clamídia é perfeitamente possível. Sabemos, no entanto, que no sexo envolvendo duas vaginas a transmissão de HIV é consideravelmente menor, quase inexistente, mas não há estudos ainda em grande escala que comprovem taxas de infecção.

 

As mulheres que fazem sexo com mulheres são um grupo diverso com variações na identidade sexual, comportamentos sexuais, práticas sexuais e comportamentos de risco. Estudos recentes indicam que, particularmente as adolescentes e as mulheres jovens, bem como as mulheres com parceiros masculinos e femininos, podem estar em maior risco de infecções sexualmente transmissíveis e HIV com base nos comportamentos de risco relatados.

 

Certos estudos têm destacado a grande diversidade de práticas sexuais e o uso de estratégias de proteção/redução de danos entre estas populações de mulheres. O uso da proteção de barreira com parceiras femininos (luvas durante o sexo genital-digital, preservativos com brinquedos sexuais e barreiras de látex ou plástico) foi infrequente em todos os estudos, segundo o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos) . Apesar disso, poucas fontes abrangentes e confiáveis ​​de informações de saúde sexual para mulheres que fazem sexo com mulheres estão disponíveis.

 

É importante lembrar que, mesmo entre mulheres lésbicas, (e não bissexuais), há uma parcela considerável que já teve relação com penetração masculina em algum momento da vida, por diversos motivos. O que as expõe, muitas vezes, ao mesmo risco de mulheres heterossexuais. Portanto, para além da orientação sexual, é preciso levar em consideração a prática sexual de cada mulher, já que são coisas diferentes.

Fonte: CDC

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!