#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Relações sexuais com várias pessoas gera AIDS? Nunca entendi!

Relações sexuais com várias pessoas gera AIDS? Nunca entendi!

Relações sexuais desprotegidas, independentemente de acontecerem com uma ou mais pessoas, podem resultar na transmissão do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

 

Dessa forma, relações sexuais desprotegidas com várias pessoas, principalmente quando você desconhece o estado sorológico para o HIV delas, aumentam as chances de infecção com o vírus.

 

AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma definição epidemiológica baseada em sinais e sintomas clínicos. É causada pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana. A AIDS não é simplesmente uma deficiência imunológica. O HIV destrói a capacidade do organismo de combater infecções e doenças, que podem levar à morte. A terapia antirretroviral diminui a replicação do vírus e pode aumentar em muito a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da pessoa que vive com HIV. Atualmente, muitas pessoas que vivem com HIV nem chegam a desenvolver a AIDS.

 

Fontes: Fiocruz e UNAIDS Brasil

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!