#DesafioUNAIDS
Home | Perguntas | Mosquito dá AIDS? Posso ter sido picada pelo mosquito do HIV? Assim como Dengue, Chicungunha entre outras doenças, HIV pode ser transmitida por mosquitos?

Mosquito dá AIDS? Posso ter sido picada pelo mosquito do HIV? Assim como Dengue, Chicungunha entre outras doenças, HIV pode ser transmitida por mosquitos?

Não. o HIV não é transmitido por mosquito ou outros insetos. O HIV está presente em secreções (fluidos) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação, ou no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos ou alimentos.

Fontes: Fiocruz e UNAIDS Brasil.

POST RECENTE

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!